16 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereador Anderson Pereira retoma mandato na Câmara de Limeira

Compartilhe essa notícia!

Parlamentar reafirmou compromisso de trabalho com afinco pela cidade

Com pedido de liminar aceito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o vereador Anderson Pereira (PSDB) retomou o mandato na Câmara de Limeira, nesta segunda-feira, 29 de outubro. Ele havia sido cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) em agosto. Com a recondução, Anderson Pereira foi nomeado para integrar a Comissão de Direitos Humanos e a Comissão de Assuntos Relevantes criada para intermediar e acompanhar a regularização de chácaras no município de Limeira.

Em discurso durante a sessão, o parlamentar desabafou sobre o período de sofrimento enquanto esteve afastado do cargo e agradeceu a todos que se mostraram solidários. “Obreiros, amigos, familiares, esposa, filho, mãe, pai. Agradeço a todos que durante um período de dor me trataram com muito amor. Quero dizer da alegria que tenho de estar presente neste Plenário e poder contar com a presença de cada um dos vereadores”.

O retorno do vereador Anderson Pereira (PSDB) ocorre após decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Edson Fachin, que reconsiderou o pedido de liminar do parlamentar. “Eu era crente que a Justiça seria feita. Eu estou aqui provisoriamente, mas continuo confiando na Justiça. Continuo confiando na minha inocência, da qual o juiz da cidade de Limeira já nos absolveu”, declarou.

O vereador Anderson sofreu condenação por abuso de poder religioso em ação movida pelo Ministério Público e fez um pedido de liminar para que a cassação fosse suspensa até o julgamento do mérito do processo. “Esse parlamento é representativo e cada vereador que está aqui representa um nicho da sociedade. Isso não é proibido, não é ilegal. Isso é o que acontece nesse estado democrático de direito do qual nós vivemos”, defendeu o parlamentar.

Compromisso

Em sua retomada, o vereador ratificou o compromisso com as atribuições do cargo e com a população. “Eu continuarei atuando como legislador, como fiscalizador, buscando estar em sintonia com meu partido, contribuindo com o prefeito Mario Botion, em todas as ocasiões em que eu julgar. Desejo que as minhas ações sejam a melhor para cidade de Limeira. Quero vestir sempre a camisa dos munícipes de Limeira com afinco e desenvoltura”, afirmou.

Por fim, Anderson Pereira agradeceu a todos os vereadores que se solidarizaram e, em especial, a suplente vereadora Mara Isa Mattos Silveira (PSDB), que assumiu o cargo, durante o período de afastamento. “Ela representou a mim e ao meu partido, representou a cidade de Limeira muito bem. E logo a teremos aqui como vereadora”.

Ele fez ainda uma menção à esposa e ao filho, pedindo que ambos, presentes no Plenário, ficassem de pé. “Essa é a mulher que Deus colocou na minha vida e só ela sentiu minha tristeza e quantas lagrimas derramei. E o meu filho que profetizou todo dia: ‘papai fica tranquilo que você vai voltar’. Que todos possam compartilhar dessa alegria que vivencio agora. Agradeço a todos e a todas, que Deus possa vos abençoar. E viva a democracia. Via a cidade de limeira!”.

 

Quatro projetos de autoria da Prefeitura são aprovados na Câmara

Propostas tratam de repasses a entidades e da Guarda Civil Municipal

Na sessão desta segunda-feira, 29 de outubro, quatro projetos de autoria da Prefeitura foram aprovados pelos vereadores. Um deles trata de repasse de recursos financeiros a entidades assistenciais pelo Centro de Promoção Social do Município (Ceprosom) e os outros três dizem respeito à Guarda Civil Municipal (GCM).

O Projeto de Lei Nº 233/2018 altera a redação do Art. 1 da Lei Nº 6.050/2018, que dispõe sobre o repasse de recursos a título de subvenção por meio do Ceprosom. De acordo com a proposta, fica autorizada a abertura de dotação na Lei Orçamentária Anual para oferecer crédito suplementar adicional no valor total de R$ 945 mil às entidades: Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira (CAMPL), Dispensário Assistencial Santa Isabel, Associação Integrada de Deficientes e Amigos (AINDA), Casa de Apoio Romeiros Nossa Senhora Aparecida (CARA), Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (ARIL), Centro Espírita Luz e Caridade Nosso Lar, Asilo João Kuhl Filho, Associação Beneficente de Amparo do Idoso, Cantinho do Vovô, Associação Casa da Criança Santa Terezinha, Casa de Apoio Betânia, Lar Uma Nova Esperança e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Os valores são destinados à proteção social básica e especial, à atenção a crianças e adolescentes, ao atendimento a pessoas com deficiência, e à atenção ao Idoso.

GCM

As propostas relativas à GCM são o Projeto de Lei Nº 207/2018, que dispõe sobre a criação do Grupamento Ciclístico (GC); o Projeto de Lei Nº 208/2018, que trata da criação do Pelotão Ambiental (PAM); e o Projeto de Lei Nº 209/2018, sobre a criação da Ronda Ostensiva Municipal – Motos (Romu-Motos).

O Grupamento Ciclístico será uma equipe destinada a realizar apoio operacional da Corporação ou órgãos de Governo e Segurança Pública. Sua atuação ocorrerá na circunscrição da área central e comercial do município, mediante planejamento em conjunto com o Comando da GCM para o patrulhamento preventivo, atendimento das ocorrências com as quais depararem ou para as quais forem solicitados, além de prestar apoio às outras unidades de atendimento da Instituição.

Já o Pelotão Ambiental pretende proporcionar segurança preventiva na área rural, a preservação e a manutenção do ambiente ecologicamente equilibrado em todas as suas formas. O PAM poderá desenvolver ações em conjunto com a Polícia Militar Florestal, a Sociedade Civil Organizada, Organizações Governamentais e Não Governamentais para possibilitar a conscientização da conservação ambiental no município.

E por fim, a Ronda Ostensiva Municipal – Motos será destinada ao apoio tático da Corporação ou órgãos de Governo e Segurança Pública. O objetivo será apoiar e realizar o policiamento preventivo comunitário e o combate à criminalidade nos logradouros, bens, serviços e instalações do município.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!