Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Entretenimento

Verão 2021: aposte na natureza em sua viagem de férias

O Brasil é recheado de cenários fascinantes em cada uma de suas regiões. Que tal aproveitar o verão 2021 para curtir a natureza e desbravar lugares fabulosos? Confira as opções!

Com a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, o mundo das viagens traz um cenário que muda constantemente. Embora o setor esteja retomando as atividades aos poucos, ainda há muitas incertezas.

Mas, o verão 2021 chegou e no Brasil não faltam opções de destinos próximos para curtir, especialmente, a natureza. Afinal, essa é a hora de os brasileiros conhecerem o país, desbravando lugares jamais visitados.

E para quem ainda não fez planos de viagens, selecionamos algumas opções na natureza. Veja alguns, dos diversos lugares para visitar!

 

Férias na natureza: lugares incríveis pelo Brasil para curtir no verão de 2021

Viajar é algo que está na lista dos brasileiros, mas com tantas incertezas, é importante considerar destinos próximos e praticar o turismo doméstico. Entre os locais mais seguros, estão os destinos na natureza.

Muitos permitem a visitação e prática de atividades turísticas com grupos pequenos, que podem ser formados pela família. Assim, os visitantes se sentem mais seguros.

E por falar em segurança, ao visitar parques e fazer trilhas, além de esportes radicais, é importante contar com a proteção do seguro saúde viagem. Afinal, imprevistos acontecem até mesmo nas viagens mais planejadas e essa é uma proteção muito importante aos viajantes, inclusive para destinos nacionais. Assim, em caso de emergências médicas, é possível contar com assistência rápida à saúde.

Confira uma lista com algumas opções pelo Brasil para curtir a natureza nesse verão 2021!

  1. Região Norte

Alter do Chão, PA

A cidade oferece rios, florestas, praias, lagoas, canais e uma natureza espetacular. Por lá os visitantes curtem muito os passeios de lancha ou barco. As atrações incluem o Lago Verde, Canal do Jari, Ponta do Cururu e a Ilha do Amor, além de outras.

Essa última possui uma trilha que leva até ao Morro da Piraoca, de onde é possível ter uma vista incrível. Além disso, bem próximo fica a Floresta Nacional do Tapajós, onde os visitantes podem fazer trilhas pela vegetação densa.

Manaus, AM

A cidade e região oferece muitas atrações na natureza, que vão desde nadar com os botos até visitar uma tribo indígena, a Dessana Tukana. Como porta de entrada para a Floresta Amazônica, os visitantes aproveitam para ver de perto o Encontro das Águas, que é o famoso encontro do Rio Negro e Solimões.

Além desse, o Parque Ecológico Janauary é outro atrativo e este permite conhecer de perto a fauna e flora. Também tem um tour noturno por lá, em que os visitantes vão de canoas para focagem de jacarés.

  1. Região Centro-Oeste

Bonito, MS

Está na lista dos melhores destinos nacionais de ecoturismo e conta com vários atrativos famosos, como a Gruta do Lago Azul e a Lagoa Misteriosa. Além desses, tem a Nascente Azul, que inclui atividades como: mergulho, flutuação no rio, Nascente Adventure (com atividades como tirolesa, circuito de aventura aquática, entre outras) e o Balneário.

Outra opção por lá é a Fazenda de São Geraldo, que inclui o rio Sucuri com águas cristalinas, passeios a cavalo, de quadriciclo e bicicleta, além de flutuação no rio. Vale saber que a Gruta do Lago Azul e a de Nossa Senhora Aparecida foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1978.

Chapada dos Guimarães, MT

Recheado de grandes formações rochosas, o lugar é perfeito para quem curte adrenalina, mas também quer contemplar a natureza. Por lá os turistas podem fazer atividades diversas, como trilhas, visitar mirantes, praticar flutuação no rio, tomar banho de cachoeira e muitas outras.

  1. Região Nordeste

Serra da Capivara, PI

Diversão e contemplação, isso é o que o lugar proporciona aos seus visitantes. São muitas as atividades por lá, como: Boqueirão da Pedra Furada, Alto da Pedra Furada, Baixão das Mulheres, Desfiladeiro da Serra da Capivara, Museu da Natureza, Baixão das Andorinhas.

Além de visitar os famosos sítios arqueológicos, os visitantes podem fazer trilhas, visitar cânions, mirantes, entre muitas outras atividades.

Ubajara, CE

Fica na Serra da Ibiapaba e tem como atração mais procurada pelos visitantes o Parque Nacional de Ubajara. Neste é possível fazer trilhas, conhecer várias cachoeiras e visitar a famosa Gruta de Ubajara, por meio de um teleférico.

  1. Região Sudeste

Brotas, SP

A capital do turismo de aventura é recheada de atividades na natureza e tem muitos locais que oferecem atrativos variados. Entre eles, é possível praticar rafting, tirolesa, canionismo, arvorismo, trilhas, passeios ecológicos, esportes radicais e muitos outros.

Além disso, são muitas as cachoeiras em toda a região, como a do Parque dos Saltos, Ecoparque Cassorova, Recanto das Cachoeiras e Cachoeira Três Quedas.

Monte Verde, MG

A natureza é incrível por lá e os visitantes podem apreciá-la, curtindo muitas atividades. Tem passeios de jipe, moto, mountain bike, a cavalo e quadriciclo, tirolesa e voos panorâmicos.

Outras atividades incluem: trilhas pela Serra da Mantiqueira, Pedra Redonda, Pico do Selado, Chapéu do Bispo, Platô, Pedra Partida, Fazenda Radical e outros.

  1. Região Sul

Cambará do Sul, RS

Contemplar a natureza é magnífico no local, mas também existem muitas atividades para fazer ao ar livre. Entre elas, cavalgadas, passeio de bote e quadriciclo, travessia de rio, cachoeira, rapel e ainda visitar o Cânion Itaimbezinho.

Já no Parque Nacional da Serra Geral está o Cânion da Fortaleza, Pedra do Segredo, cachoeira do Tigre Preto, travessia de rios e trilhas.

Urubici, SC

Lugar perfeito para amantes de montanhismo, por lá os visitantes podem explorar uma região de vegetação vasta e cheia de trilhas. Além disso, contemplar a natureza magnífica, que traz lugares fabulosos, como a Serra do Corvo Branco, Cascata Véu da Noiva e a famosa Pedra Furada, além de muitos outros.

Esses são alguns dos lugares mais incríveis, em cada região do país, para curtir a natureza e aproveitar ao máximo o verão 2021.

Escrito por Andreia Silveira, turismóloga, do site Smartia.com.br.