Vênus e Júpiter “se encontram” no céu nesta terça-feira


Desde o início do mês de junho, é possível ver os planetas Vênus e Júpiter se aproximando no céu. O fenômeno ocorre porque os planetas estão convergindo e terá o seu ápice hoje (30).

Será possível ver os dois planetas a uma distância menor do que “um dedo se você apontá-lo para o céu”.

Melhor horário de observação

De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), o fenômeno poderá ser visto durante o pôr do sol. Neste momento, será preciso olhar para o oeste. A pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional, confirma que o melhor horário para ver os planetas é no pôr-do-sol. “Entre o início do crepúsculo, às 18h, até as 20h, será o melhor horário para observar”, diz.

A pesquisadora explica que o fenômeno se dá pela troca de posições dos planetas no horizonte. “O que se vê atualmente é Vênus mais perto do horizonte, logo após o pôr-do-sol e mais acima Júpiter. Nos dias que se seguem após a máxima aproximação, Júpiter é que estará mais perto do horizonte e Vênus mais acima”, detalha.

O Observatório Nacional também informa que o fenômeno deve durar até o mês de julho. Porém, a configuração do céu deve mudar. “Aproveite para ver Vênus e Júpiter juntos agora porque em agosto isso não será mais possível”, diz Josina. De acordo com informações do órgão, o encontro entre Vênus e Júpiter acontece, em média, a cada dois anos.

Calendário astronômico 2015

Para quem gosta de olhar para o céu e estudar o que está além do planeta Terra, o ano de 2015 promete algumas atrações. Para você não perder nenhum lance do que vai acontecer, oPortal EBC preparou um calendário astronômico do ano de 2015.

 

 

 

Imagem: ilustrativa
Fonte: Agencia Brasil

Comentários

Notícias relacionadas