13 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vencedores dos concursos socioambiental e cultural são anunciados na Feama

Compartilhe essa notícia!

Os vencedores dos concursos socioambiental e cultural “Água e Meio Ambiente equilibrado, direito de todos! Preservar é nosso dever” e do Campeonato Anual de Tampinhas Plásticas e Lacres foram anunciados, domingo (4), durante a 2ª Feama – Feira Ambiental de Americana, que atraiu um público rotativo de 10 mil pessoas. A Feira, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Americana, fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, e terá ações até 17 de junho.

O concurso “Água e Meio Ambiente equilibrado, direito de todos! Preservar é nosso dever”, lançado em 27 de março, foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação, em consonância com os programas e projetos Estaduais, Federais e do Consórcio PCJ (Projeto Gota D’ água – 2023) e com o Programa Municipal de Educação Ambiental de 2023, que tem como slogan “Todos pelo Meio Ambiente”.

O concurso mobilizou alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, reunindo a educação infantil, ensino fundamental I, II e médio, entidades e a população em geral. Foram inscritos 2.247 trabalhos nas modalidades de desenho, frase, vídeo, podcast, música, redação e mascotes ambientais.

Os primeiros colocados foram: Julia Martinês M. Almeida – Colégio Salesiano Dom Bosco; Robson Pereira – Jeito de Ser Cristão; Marry I. T. da Silva – Casa da Criança Araúna; Beatriz L. da Silva – CCPA (Centro de Capacitação Profissional do Adolescente); Heitor de souza Guidolim – Escola estadual Sinésia Martini; Maria Eduarda Junqueira de Camargo – APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); Maria Clara Sanches – Escola Estadual Monsenhor Nazareno Magi; Miley Daiane – Escola Estadual Monsenhor Nazareno Magi; Isabela dos Santos Santana – Colégio Salesiano; Felipe Neves – Colégio Salesiano Dom Bosco; Odair Rogério – APAE; Alice Anchieta da Silva – Escola Estadual Alcindo Soares; Senac, Centro Dia do Idoso e APAE – primeiros lugares na categoria vídeo; e APAE, na categoria música; APAE, na categoria mascotes com “Tampalinda” e “Capitão do Lacre”.

O secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira, falou sobre a mobilização que os concursos promoveram nas escolas e em toda a comunidade. “Os concursos foram fundamentais para promover a inclusão, a conscientização ambiental nas salas de aula, instituições e sociedade civil, mobilizando um número expressivo de participantes, que irão a partir de agora estender e ampliar este conhecimento. Agradecemos a todos que participaram deste processo. A Educação Ambiental é prioridade da gestão do prefeito Chico Sardelli”, disse o secretário.

A diretora da Unidade de Educação Ambiental, Planejamento, Programas e Agricultura, Kátia Birke, falou da importância da participação de todos no concurso para ampliar os agentes multiplicadores das informações sobre a preservação do meio ambiente. “O concurso mobilizou as escolas e a população para que tenham um olhar sobre o papel da Educação Ambiental, ampliando e fortalecendo a conscientização na preservação do meio ambiente. Foram abordados a adoção de hábitos sustentáveis em proteção ao meio ambiente, a economia de recursos naturais, uso racional da água e energia, disponibilidade hídrica, bacia hidrográfica, mudanças climáticas e como cada um de nós podemos contribuir para a preservação do planeta”, explicou a diretora Kátia.

No Campeonato de Arrecadação de Tampinhas Plásticas e Lacres, promovido pela APAE, com apoio da Prefeitura de Americana e demais parceiros, os vencedores foram: Casa da Criança Juriti (categoria Educação Infantil); Ciep São Vito (categoria ensino Fundamental); Escola Estadual Alcindo Soares (categoria ensino fundamental); Palhaça “Lilica” (categoria sociedade civil). Os primeiros colocados receberam o valor de R$ 800,00, da Sicredi.

Também durante a Feama foram divulgados os vencedores do troféu itinerante do Campeonato de Tampinhas e Lacres do mês de maio. As escolas que mais arrecadaram materiais foram: Emei Tangará (Ensino Infantil); Ciep São Vito (Ensino Fundamental); e Escola Estadual Alcindo Soares (Ensino Fundamental – rede estadual).

 

 

Por Daniela Alves (MTB 23611)

Fotos creditadas no link: https://www.flickr.com/photos/195262319@N07/albums/72177720308804545

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!