Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Velopark recebe neste sábado a terceira etapa do Império Endurance Brasil

Aldoir Sette e Bruno Smielevsk tem domínio no Velopark (Bruno Terena/MS2)

Palco da final do ano passado, circuito mais curto do calendário tem disputas acirradas pela liderança nas principais categorias

 

 

O Velopark recebe neste final de semana a terceira etapa do Império Endurance Brasil, o campeonato de corridas de longa duração que conta com os carros mais rápidos do Brasil e as marcas mais desejadas do mundo, como Ferrari, Mercedes, Porsche, McLaren, entre outras. No Velopark, 31 carros divididos em sete categorias diferentes aceleram em busca da vitória no menor circuito do Brasil.

Vencedores nas duas passagens da categoria pelo autódromo gaúcho no ano passado – uma na Geral e outra na GT3 –  a dupla da Porsche Ricardo Maurício e Marcel Visconde chegam ao Rio Grande do Sul com o objetivo de manter a liderança na principal categoria de carros de turismo frente à ascensão dos estreantes Marcelo Hahn e Allam Khodair, dupla que compete a bordo de uma McLaren 720s.

“Começamos bem o campeonato, vencendo dentro da nossa categoria em Goiânia e emplacando um segundo lugar em Curitiba, e agora temos que manter este ritmo para seguir na frente. Este será uma das temporadas mais disputadas da história da GT3 no Império Endurance Brasil, com vários carros  brigando pelo título, então não podemos desperdiçar pontos. O Velopark é uma pista onde nosso carro sempre apresentou bom desempenho e temos ótimos resultados. Então estamos muito confiantes”, afirmou Marcel Visconde.

Na categoria P1, passadas as duas primeiras etapas, a disputa também está bastante acirrada. O trio formado por Lucas Kohl, Emílio Padron e Marcelo Vianna assumiu a liderança depois da surpreendente vitória conquistada em Curitiba e agora tentará ampliar vantagem. Mas a tarefa não será nada fácil. Com apenas cinco pontos a menos que os líderes, o trio que conta com os atuais campeões Fernando Ohashi e Henrique Assunção, além de Fernando Fortes, venceu a última passagem da categoria pelo Velopark e quer repetir a dose neste final de semana.

“Estamos apostando bastante no nosso histórico positivo no Velopark para buscar esta vitória e alcançar a liderança. Mas nosso foco principal é o longo prazo. O campeonato está no início. Ano passado conquistamos o título na última prova do ano justamente porque soubemos fazer um campeonato consistente, sempre buscando o máximo de pontos possíveis em cada etapa, comendo pelas beiradas. Então vamos para a pista pensando em ter um bom final de semana, extrair o melhor do nosso equipamento, e pontuar. A nossa categoria é muito equilibrada e vencer será consequência de um bom trabalho realizado ao longo dos treinos e corrida”, disse Assunção.

REGULARIDADE É O SEGREDO NA P2

Estreantes nesta temporada do Império Endurance Brasil a bordo de um protótipo preparado pela Giaffone Racing em parceria com a equipe JDavid Team, Alan Hellmeister e Guto Negrão lideram a categoria P2 sem que tenham subido ao degrau mais alto do pódio nas duas primeiras corridas da temporada. A dupla soma 170 pontos, 60 a mais que Jindra Kraucher e Aldo Piedade, que competem com um protótipo Sigma.

“Este resultado reflete a confiabilidade do nosso equipamento. Terminar corridas longas, de quatro horas, é um desafio para qualquer carro e conseguimos fazer isso tanto em Goiânia, quanto em Curitiba. Nosso objetivo é manter isso agora no Velopark, uma pista que geralmente costuma exigir muito dos carros e onde é preciso muito cuidado para evitar zebras e fugir de acidentes”, a avaliou Hellmeister.

REIS DO VELOPARK ESTÃO DE VOLTA

Depois de disputar a última etapa ao lado de Marcelo Campagnolo, Aldoir Sette vai retomar a parceria com o catarinense Bruno Smielevsk para a disputa da etapa do Velopark. A dupla venceu as duas provas do Império Endurance Brasil realizadas no Velopark em 2020 e se reúne novamente de olho no degrau mais alto do pódio da P3.

“Estou muito feliz em retomar a parceria com o Bruno para esta etapa, fizemos grandes corridas aqui no ano passado e estamos bastante confiantes em brigar pela vitória mais uma vez. Fizemos alguns treinos aqui que mostraram o enorme potencial do novo carro que estreamos na etapa de Curitiba e acredito que esses fatores serão essenciais para tentar a primeira vitória no ano”, contou Aldoir Sette.

Já na GT4, Átila Abreu e e Leo Sanchez, a bordo da Mercedes, buscam manter a longa hegemonia da dupla campeã do ano passado. Eles venceram as duas primeiras do ano e lideram a busca pelo bicampeonato.

Situação bem diferente das dos pilotos que competem na GT4 Light. O quarteto formado por Ramon Alcaraz, Nelson Monteiro, Renan Guerra e Chico Horta tem os mesmos 190 pontos da dupla Guilherme Bottura e e Pedro Burger. Todos são, inclusive, companheiros de equipe e aceleram o mesmo modelo Ginetta. A disputa no Velopark promete ser um divisor de águas para a categoria.

A disputa das  Quatro Horas do Velopark, prova válida pela terceira etapa do Império Endurance Brasil, acontece neste sábado, às 11h30. A prova será transmitida ao vivo no canal oficial da categoria no Youtube e exibida na íntegra, às 18h, no Bandsports.