A pandemia alterou bastante os planos de distribuição dos filmes. No cenário internacional, os produtores buscaram novas formas de distribuição. Um levantamento do site LateNightStreaming indica que, considerando o último prêmio do Oscar, 59,3% das indicações estavam disponíveis na internet.
Entretanto, a maioria das produções brasileiras não teve a mesma chance e muitos filmes ainda estão aguardando para realizar o lançamento nas salas de cinema. Dessa forma, várias produções que já eram muito esperadas pelo público acabaram tendo o lançamento adiado várias vezes. Veja quais você poderá assistir ainda este ano:
Eduardo e Mônica
O filme inspirado na música homônima da banda Legião Urbana já foi gravado há bastante tempo e também já teve o lançamento adiado várias vezes. Isso tudo fez com que a expectativa dos fãs do grupo aumentasse bastante, tornando este um dos filmes brasileiros mais aguardados. Após vencer o prêmio de melhor filme estrangeiro no Festival de Edmonton, no Canadá, o diretor René Sampaio afirmou que prefere esperar para lançar a produção nas salas de cinema, pois “é um filme para catarse coletiva”.
A Menina que Matou os Pais
A Menina que Matou os Pais conta a história do caso de Suzane von Richthofen, que abalou o Brasil inteiro em 2002. Além disso, a produção tem vários outros atrativos: serão dois filmes, lançados simultaneamente, a partir de dois pontos de vista diferentes da mesma história. A outra parte se chama “O Menino que Matou Meus Pais”. O lançamento estava previsto para abril de 2020, mas também foi adiado por conta da pandemia. Este ano, a expectativa aumentou, pois Carla Diaz, atriz principal que interpreta Suzane, entrou para o Big Brother Brasil.
Marighella
Já faz muito tempo que os brasileiros esperam para ver o primeiro filme dirigido por Wagner Moura. Marighella, que narra a história do guerrilheiro símbolo da luta contra a ditadura militar no Brasil, estava com o lançamento previsto para 2019, mas as exibições foram canceladas por problemas burocráticos com a Agência Nacional de Cinema. Com estreia remarcada para 2020, novamente os planos foram adiados, desta vez pela pandemia. Depois, os produtores marcaram para abril de 2021, mas em março anunciaram a impossibilidade, novamente por causa do coronavírus. Depois de tanta espera, este é definitivamente um dos filmes nacionais mais aguardados da atualidade.
Medida Provisória
Medida Provisória marca a estreia de Lázaro Ramos, que já foi eleito uma das personalidades mais influentes do mundo, na direção cinematográfica. O filme é adaptado da peça teatral “Namíbia, Não!”, que foi dirigida pelo próprio Lázaro nos palcos. A história se passa em um Brasil distópico, em que o Governo Federal ordena que todos os brasileiros negros sejam deportados para o continente africano. A previsão é que o filme seja lançado no segundo semestre.