fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Veja os assuntos mais cobrados em Biologia no ENEM

O ano mal começou e muitos alunos já começam a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio! Para arrasar na hora da prova, diversos estudantes já iniciaram a busca por um cursinho para ENEM, com o objetivo de entender um pouco mais sobre os assuntos cobrados na matéria de Biologia.

 

A prova, que geralmente ocorre no primeiro dia do exame, exige alguns conhecimentos específicos de biologia, aprendidos durante todo o Ensino Médio. No entanto, se você ainda está confuso e deseja ir se preparando para esse dia tão importante, criamos uma lista com os assuntos mais citados na prova. Veja só!

1 – Citologia

O estudo das células começa a ser ensinado ainda nos primeiros anos do ensino fundamental. Porém, com o passar do tempo, as aulas de Biologia aprofundam a base curricular da matéria, exigindo dos alunos um pouco mais de conhecimento sobre o assunto e, por isso, a maioria dos cursinhos para ENEM focam no tema.

 

O exame aborda itens como estrutura e fisiologia celular. Além disso, a divisão de células — mitose e meiose —  também é um dos assuntos mais exigidos nas provas. Como é ensinado na maioria das escolas nos últimos anos do ensino médio, tecnologias relacionadas ao DNA também são cobradas, assim como os aspectos gerais do metabolismo celular.

 

Uma boa revisão de todo o universo celular valerá a pena, já que codificações, diferenciações e evolução celular também podem aparecer e, assim você não fica despreparado no dia da prova.

2 – Estrutura dos seres vivos

O corpo do ser humano também é um dos assuntos mais cobrados na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Os pontos exigidos geralmente dizem respeito à transmissão de características hereditárias, mutação genética, anatomia e fisiologia.

 

O homem não é o único ser vivo que é citado nas provas do ENEM. Também é válido rever os outros seres vivos, como os vírus, as bactérias, os protozoários, as algas e os fungos. Os pontos mais citados são reprodução, mutação e evolução, além de todo o ciclo da vida.

3 – Ecologia

O meio ambiente também é assunto no ENEM. Todos os fatores bióticos e abióticos dos ecossistemas foram exigidos nas últimas provas. Questões como o efeito estufa, a utilização de agrotóxicos, os pactos ambientais e os fluxos de energia, com certeza, estarão presentes no dia do exame.

 

Também vale a pena estudar sobre os biomas brasileiros. Perguntas envolvendo a Amazônia, a caatinga, o cerrado e toda a Mata Atlântica foram frequentes em provas anteriores e este ano não será diferente. É válido lembrar, nesses assuntos também vale a pena ficar ligado em tudo o que está na TV e na internet.

 

E não se esqueça! Problemas ambientais como mudanças climáticas, desmatamento, crises hídricas e aquecimento global também são sempre citados nas avaliações!

4 –  Qualidade de vida

Noções de qualidade de vida também são assuntos cobrados em Biologia no ENEM. Indicadores ambientais, primeiros socorros, uso indevido de drogas e outros aspectos sociais são pontos que costumam cair nas provas.

 

Matérias e reportagens sobre desenvolvimento sustentável, com certeza aparecerão em Biologia. Para estes pontos, também é válido dar uma lida em atualidades que acontecem no Brasil e no mundo.

 

As doenças que estão em evidência, polêmicas envolvendo vacinas e exercícios físicos —  sua função e ação no organismo —  e fatores para se ter uma vida mais saudável —  principalmente os que dizem respeito à alimentação —  foram assunto das últimas avaliações e este ano, acredita-se que será igual!

 

Mesmo sabendo um pouco dos assuntos mais cobrados em Biologia, para ir bem no dia da prova, é necessário estar descansado e relaxado! Com essas dicas, dedicação e otimismo, o dia do ENEM tem tudo para ser perfeito!

Comentários

Dennis Moraes