A experiência é a palavra do ano no universo gastronômico, e isso não deixa de lado as bebidas e o afeto no preparo dos alimentos
A experiência gastronômica é uma marca de toda cultura. Cada uma possui a sua e cada pessoa preza por um tipo de alimentação específica, seja por nostalgia, seja por restrições. E a pandemia serviu para mostrar o quanto as pessoas haviam se afastado de suas raízes, e muitas delas têm tentado resgatar esses costumes considerados antigos. Assim, a low food voltou a ser valorizada no mundo gastronômico, e, para 2023, algumas outras tendências podem ser percebidas para atrair o público:
Comfort food
O conceito de comfort food remete exatamente a sua tradução literal, “comida que conforta”, ou seja, aquela que remete à experiência de calma, afeto e amor. Possui um gosto do passado, traz lembranças felizes e emotivas, possui sabor de comida de mãe ou de avó.
Essa experiência é uma tendência em alta no mundo gastronômico neste ano e está muito ligada à experiência traumática do isolamento social durante a pandemia. Muitos clientes buscam por esse conceito nos restaurantes, e pode ser percebido até pelo estilo de sobremesa que está retornando ao cardápio, como compotas, doces de frutas e tortas mais caseiras.
Orgânicos e naturais
Estudos diversos demonstram que as pessoas estão mais preocupadas com o que consomem e com a própria saúde, e, para isso, estão dispostas a investir mais em alimentos ou refeições feitas à base de produtos orgânicos e naturais, sem uso de agrotóxicos e poluição das águas e do solo. Além disso, estão buscando consumir mais de empresas e restaurantes socialmente responsáveis. É um excelente momento para pizzarias artesanais ou restaurantes veganos.
Gluten free
Não apenas glúten, mas investir em cardápios que prevejam algumas restrições alimentares é importante e demonstra valorização do cliente. É difícil encontrar um restaurante que ofereça alimentos livres de lactose, glúten ou mesmo açúcares, e pessoas que não podem comer esses alimentos acabam sendo deixadas de fora dos cardápios e comendo algo sem graça e sem preparo adequado. Então, que tal investir em novos aprendizados e valorizar a experiência de um público que tem sido deixado de lado há algum tempo?
Coquetelarias
A experiência é a palavra do ano no universo gastronômico, e isso não deixa de lado as bebidas. Muitos clientes estão em busca de novos drinks, e uma tendência são as bebidas fermentadas, como missô, saquê e Kombucha. Além disso, contratar um bartender que conheça e saiba criar diversos drinks a partir de diversas misturas é ideal para o seu negócio. Mas nada de deixar de lado as bebidas tradicionais para acompanhar o cardápio, como os vinhos merlot argentinos e o vinho verde português.
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