28 de março de 2024

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Veículos parados durante período de isolamento exigem cuidados

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Durante o período de distanciamento social é possível verificar a redução do número de carros nas ruas. Parados em garagens ou estacionamentos, os veículos podem sofrer com a falta de uso. Alguns itens, como freios, pneus e baterias dos automóveis exigem cuidados. Acompanhe dicas da DPaschoal, maior centro automotivo do país, e da Cobreq, marca da TMD Friction, maior fabricante de pastilhas de freio do mundo.

 

Freios

A oxidação entre os discos e pastilhas de freio pode ocorrer com veículos que ficam parados por longo período. Segundo Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, o risco é maior em carros que ficam expostos ao tempo, em locais com umidade alta e incidência de maresia. “Os veículos de regiões mais secas não estão livres de oxidação, mas a possibilidade de acontecer é menor, se comparado aos outros fatores que podem acelerar o processo”, comenta.

Ao sair com o carro após a quarentena, o técnico orienta andar com o veículo em velocidade reduzida, com cautela e ficar atento a qualquer ruído anormal ou ineficiência do freio. Dependendo do caso, o barulho pode desaparecer rapidamente com o veículo em movimento, mas caso isso não ocorra, um profissional deve ser procurado para avaliar o sistema de freio.

 

Freio de estacionamento

Atualmente, os materiais de fricção mais modernos aplicados em lonas e pastilhas para freios possuem em suas composições substâncias que inibem a “colagem” entre pastilhas e disco ou sapatas e tambor. No entanto, nem todos os carros estão equipados com itens de qualidade e, como os sistemas de freios são abertos, ficando expostos às intempéries e diversas substâncias encontradas nas vias, o freio de mão acionado por muito tempo pode apresentar problemas indesejados de “colamento”. Nesta situação, um profissional deverá ser chamado.

 

Fluido de freio

Antes de voltar a utilizar o veículo, é preciso checar o nível do fluido e se há vazamentos. Outra orientação é consultar o prazo de validade e troca do fluido conforme a indicação do fabricante do veículo, mas, com carro parado devido ao período de isolamento, o ideal é seguir com a troca considerando o tempo e não a quilometragem. Borges da Silva também lembra que o líquido não deve ser completado se estiver abaixo do nível e sim substituído.

 

Baterias

“Cuidado com esse item do seu carro!”, alerta o Engenheiro de Produtos e Serviços da DPaschoal, Danilo Ribeiro. Primeiro, evite usar equipamentos elétricos com o veículo desligado, assim você preservará a carga da bateria. Segundo, ao dar a partida, desligue tudo, assim a bateria não irá sofrer uma sobrecarga. Terceiro, verifique seus terminais, eles podem estar frouxos, sujos ou corroídos. O zinabre aparece devido eventuais vazamentos do líquido interno da bateria, neste caso, limpe com uma solução de água e bicarbonato de sódio. Quarto, caso você precise deixar seu carro por muito tempo parado, dê a partida nele a cada 15 dias e deixe-o funcionando por uns 15 minutos. É importante lembrar que se o veículo estiver em ambiente fechado, você deve ficar distante para não inalar CO2.

 

Palhetas

É importante manter os braços das palhetas levantados, já que isso ajuda a minimizar o ressecamento e a deformação da borracha. Também é essencial ligar, uma vez por semana, os limpadores jogando água para manter as borrachas hidratadas.

 

Filtro de cabine

Verifique as condições do filtro de cabine também conhecido como filtro do ar-condicionado. Consulte o manual do carro para saber sua localização. De acordo com Ribeiro, na maioria das vezes, o item fica atrás do porta-luvas ou debaixo do capô. Os cuidados com o ar-condicionado são de extrema importância tanto para a conservação do veículo quanto para a saúde dos ocupantes.

 

Mecânica

Evite deixar a chave no contato do veículo mesmo que ele esteja totalmente desligado. Isso mantém o sistema em stand by e consome energia da bateria. Além disso, se a garagem não for plana, evite deixar o carro engatado, pois o peso do automóvel pode prejudicar o câmbio, principalmente, se for automático.

 

Rotina

Não esqueça de calibrar todos os pneus, inclusive, o estepe. É fundamental abastecer o reservatório de partida a frio, já que agora se inicia um período de temperaturas mais baixas.

 

Quando for abastecer, solicite ao frentista que verifique todos os líquidos do carro – arrefecimento, óleo, limpador de para-brisa, direção hidráulica e óleo de câmbio. “Também é recomendado ligar o ar quente e fechar todos os vidros quando for deixar o automóvel ligado para carregar a bateria. Isso ajuda a diminuir a umidade do sistema de ventilação e contribui para evitar o acúmulo de fungos e ácaros na tubulação”, conta o especialista.

 

Limpeza e higiene

Assepsia nunca é demais, ainda mais neste momento. Por isso, limpe regularmente o interior do carro com aspirador de pó, passe um pano úmido com uma solução de água e detergente neutro, e depois seque com uma flanela de microfibra.

 

 

Sobre a Cobreq

A Cobreq é uma das marcas do grupo TMD Friction, a maior fabricante de pastilhas de freio do mundo. A empresa desenvolve lonas, sapatas e pastilhas de freio abrangendo veículos das linhas leve, pesada e de motos. Localizada em uma área de 100 mil m², em Salto, interior de São Paulo, a fábrica representa uma das maiores unidades do grupo TMD Friction fora da Europa. Para mais informações, acesse www.cobreq.com.br.

 

Sobre o Grupo TMD Friction

A TMD Friction, um grupo da Nisshinbo Holdings Inc., é líder global na fabricação de pastilhas de freio para a indústria automotiva. Também fabrica pastilhas de freio a disco e lonas de freio a tambor para aplicações em diversos tipos de veículos. Seu portfólio de produtos também inclui pastilhas de freio esportivas, bem como materiais de fricção para esse segmento. A TMD Friction atende ao mercado global de peças de reposição por meio das marcas Textar, Nisshinbo, Mintex, Don, Pagid e Cobreq, além de desenvolver e produzir revestimentos de fricção para a indústria sob a marca Cosid. O TMD Friction Group tem quatro plantas fabris na Alemanha, além de outras unidades na Europa, nos EUA, Brasil, México, China, Japão e África do Sul. O grupo possui mais de 5 mil colaboradores em todo o mundo. Para mais informações, acesse www.tmdfriction.com.

 

Sobre a DPaschoal

Desde 1949 a DPaschoal atua na prestação de serviços de manutenção automotiva para veículos leves e pesados com a premissa do SER – Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade Social. Com mais de 160 lojas em 07 estados e 68 municípios, a DPaschoal busca economizar tanto para seus clientes, como para o planeta. Seu princípio é o medir e testar, com ferramentas exclusivas, para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade. A DPaschoal possui uma universidade interna e o Centro de Treinamento Técnico e Inovação para garantir que os profissionais sejam altamente qualificados. O grupo DPaschoal também conta com Fundação Educar que atua ativamente na comunidade com projetos sociais, a DPK – especialista em distribuição automotiva para todo o Brasil e o Maxxi Training integrando fornecedores na capacitação de profissionais do mercado, além da Daterra que se preocupa em desenvolvimento de projetos e pesquisas agrícolas sustentáveis.

www.dpaschoal.com.br.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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