18 de abril de 2024

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Vantagens e desvantagens de atuar em marketplace

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O marketplace é um formato de vendas que tem ganhando cada vez mais espaço no mercado, principalmente com o avanço das vendas digitais, que têm se tornado muito mais populares por conta do processo conhecido como transformação digital.

Inclusive, neste processo, uma série de avanços tecnológicos começou a se popularizar, fazendo parte do dia a dia das pessoas, bem como tornando a rotina muito mais otimizada e prática.

Isso acabou impulsionando uma série de mudanças na medida em que o público começou a entender melhor os recursos digitais e ter mais segurança com eles, pesquisando sobre tudo, por exemplo, onde comprar alimentos sem glúten ou como fazer uma reforma.

Outra grande facilitação desse processo foi na questão de abertura de empresas, que acabou ficando menos burocrático e permitindo que novos investidores decidissem buscar uma nova forma de obter renda ou de aumentá-la.

Entretanto, montar um e-commerce do zero pode ser bastante complicado, principalmente para uma pessoa leiga em programação para a web. Nesse aspecto surgem os marketplaces como uma excelente alternativa.

Entenda o que são os marketplaces

Diferentemente do e-commerce, o marketplace funciona de maneira mais colaborativa, com diversos empreendedores oferecendo seus produtos e serviços na plataforma. Esse tipo de ação é similar a um shopping center, relacionando-os com as lojas físicas.

No marketplace, você pode montar sua estrutura de forma rápida e amigável ao usuário, colocando os itens que deseja vender, como um telefone ip grandstream gxp1615, para que eles sejam integrados ao local imediatamente. 

É importante reforçar que a maioria dos marketplaces não cobra pelo serviço. Isso acaba gerando um interesse muito grande de pessoas que desejam começar a empreender, e em alguns casos, até de pessoas físicas querendo se desapegar de algum item em particular.

A única cobrança vem na forma de taxas de manutenção do marketplace, que costumam ser cobradas em forma de porcentagem de vendas. Assim, você pode organizar seus preços para trabalhar dentro de sua margem de lucro e ainda pagando a estrutura do site.

A estrutura do marketplace: veja como funciona

Dentro de um marketplace, são colocados produtos de inúmeras lojas para que o consumidor tenha mais facilidade na hora de encontrar o que procura, indo desde um simples produto até um serviço mais complexo.

Ademais, é necessário dizer também que a estrutura do site em si não é muito diferente de um e-commerce tradicional que oferece uma metodologia Lean Six Sigma, assim como variadas tecnologias.

Então, quando você utilizar o marketplace, é comum que procure em uma barra de pesquisa pelo item que está desejando, através do uso de palavras-chave que o identifiquem. Os algoritmos então farão uma varredura dentro do site.

Uma lista é apresentada, por ordem de relevância, de acordo com o que você pesquisou, mas é possível escolher outras métricas como preço e quantidade em estoque, por exemplo. Então, quando você compra o item, está negociando com a loja através do serviço.

A maioria dos marketplaces têm estruturas muito bem qualificadas no mercado, sendo sites relevantes e com alta taxa de acesso. Mais recentemente, uma onda de grandes corporações optaram por este formato para vender, por exemplo, lousa digital preço.

Dessa maneira, além de conseguir aumentar suas vendas naturalmente, elas utilizam o reconhecimento de mercado para auxiliar empresas menores a conseguirem atingir resultados, através de ações mais efetivas.

Para o consumidor final, existe toda uma estrutura de atendimento e comunicação que permite que você consiga fazer suas compras com muito mais segurança, sem trabalhar com receios na hora de procurar algo no marketplace.

Dentro do próprio marketplace, você pode fazer pesquisas de qualidade para encontrar diferentes elementos dentro de um mesmo produto, uma vez que empresas competidoras podem estar trabalhando em um mesmo local.

Dessa forma, você consegue escolher um produto por diversos pontos diferentes, por exemplo:

  • Preço;
  • Tempo de entrega;
  • Frete;
  • Garantias e benefícios.

A escolha de um produto se torna mais criteriosa, uma vez que você consegue identificar uma série de possibilidades dentro de uma mesma categoria, por exemplo, de contabilidade para empresas – se esse for o caso.

O que ajuda o consumidor a fazer uma pesquisa diretamente dentro do marketplace, sem precisar ficar migrando para outros ambientes.

Este tipo de ação gera uma série de vantagens, mas também existem alguns pontos negativos que devem ser levados em conta quando você estiver decidindo o formato que sua loja virtual utilizará.

Vantagens do marketplace

As vantagens de usar este método de vendas são muito grandes, e não apenas para os vendedores. A verdade é que se trata de uma estratégia muito interessante e funcional, que pode gerar recursos muito bons para a companhia como um todo.

Por conta disso, é fundamental conhecer algumas das principais vantagens da utilização do marketplace antes de tomar sua decisão final, e entender se suas possibilidades de engajamento são maiores do que se espera.

Visibilidade

Um dos principais benefícios que o lojista sente quando está usando o marketplace é a visibilidade. Este é um dos processos mais complicados no começo, uma vez que você precisa que as pessoas o vejam para consumirem seus produtos, como moenda de cana comprar.

Por outro lado, o marketplace já possui uma estrutura de clientes definida, e possui força no mercado para atrair sempre novos consumidores, que podem entrar em contato com sua loja e fazer compras com muito mais facilidade que por outras fontes.

Além disso, se você oferecer uma atuação satisfatória, consegue ainda fidelizar o consumidor, fazendo-o procurar diretamente em uma nova oportunidade. O que acaba sendo muito importante para suas ações de marketing.

Credibilidade

Os marketplaces passam parte de sua própria autoridade e credibilidade para as empresas que estão inseridas nele. Para os consumidores, a partir do momento que o marketplace permite que sua loja venda produtos na plataforma, significa que existe uma confiança em seu trabalho.

Esse tipo de ação funciona de maneira similar a um atestado de confiabilidade para o consumidor, que se sente mais seguro ao fazer compras e contratar serviços através desse tipo de plataforma para oferecer o serviço de antecipacao de recebiveis Sao Paulo SP.

Aumento de vendas

Esse é um benefício natural quando levado em consideração os anteriores. A confiança e o aumento de visibilidade naturalmente trarão mais clientes para sua empresa, o que acaba aumentando suas possibilidades de vendas.

Os marketplaces permitem um alcance muito maior para suas negociações, uma vez que em muitos casos é preciso levar em conta uma série de benefícios, como localização e possibilidade de entrega em território nacional.

Marketing

O marketing usado pelo marketplace acaba atingindo sua empresa indiretamente, uma vez que quanto mais a empresa publica e divulga as possibilidades do marketplace, maiores são as chances de novos clientes o encontrem.

Além disso, é possível entender como você pode trabalhar com esse tipo de recurso de maneira mais direta, aplicando um investimento no impulsionamento de publicações e conseguindo destaque na página inicial do marketplace.

Desvantagens do marketplace

Embora o marketplace seja uma estratégia muito funcional para quem está iniciando um novo negócio, é preciso levar em conta alguns pontos negativos que podem acontecer, para que você tome uma decisão consciente acerca de onde hospedar sua loja.

Comissão

A comissão é uma porcentagem cobrada a cada venda que você realiza no marketplace, uma vez que este valor ajuda a manter a plataforma. Embora não seja algo abusivo, é um valor que em alguns casos pode afetar sua margem de lucro.

Isso porque você acaba tendo que aumentar o valor de venda do produto para conseguir cobrir a comissão e ainda ter vantagem no negócio, o que pode prejudicar sua venda em comparação com e-commerces próprios, que não precisam pagar esse tipo de taxa.

Modelo fixo

O marketplace dita as regras referentes a seu negócio, independentemente da estrutura que você aplica dentro da plataforma. Não há margem de negociação com esse tipo de elemento, por conta disso, você acaba ficando preso às regras do marketplace que está se inserindo.

Embora nenhum marketplace ofereça pontos abusivos, não é incomum que você encontre situações insatisfatórias, e é importante ter em mente que não há nada a fazer a não ser aceitar ou procurar outro marketplace.

Concorrência

Assim como sua loja, inúmeros outros empreendedores acabam indo para os marketplaces por conta de seus benefícios e da facilidade de vendas que eles oferecem. Por conta disso, é importante que você tenha em mente como utilizar esse tipo de recurso.

As chances de ser passado para trás são grandes, e é preciso um forte trabalho de marketing para conseguir se destacar e alcançar mais vendas dentro da plataforma.

Considerações finais

O marketplace pode ser uma excelente oportunidade para o empreendedor que não tem conhecimentos técnicos de programação na hora de montar um e-commerce próprio, mas ele não está isento de complicações.

Por conta disso, é importante saber escolher com sabedoria o tipo de ação que você seguirá para a montagem de sua empresa que vende, por exemplo, café expresso Curitiba, aproveitando o melhor que os canais digitais podem oferecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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