Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button

Valorização salarial: delegados de SP cobram cúpula da Polícia por ações efetivas junto ao governo

Redação 31 de janeiro de 2022 3 minutes read
Compartilhe essa notícia!

Em carta aberta, Associação destaca realidade desesperadora dos policiais paulistas, que recebem o pior salário do país

 

Em carta aberta endereçada ao Conselho Superior da Polícia Civil do Estado de São Paulo, a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP) cobra a cúpula da Instituição por maior engajamento na interlocução com o Poder Executivo pela valorização salarial dos policiais civis paulistas.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

O estado de São Paulo paga o pior salário do país para os delegados: apenas R$ 10.382,48, menos da metade do que recebem os profissionais de Mato Grosso, com R$ 22.446,13. Situação semelhante é enfrentada pelos escrivães e investigadores, por exemplo. O levantamento salarial foi realizado pela ADPESP junto ao governo de todos os estados, incluindo o Distrito Federal, por meio da Lei de Acesso à Informação.

Na carta, os delegados pedem que os membros do Conselho da Polícia Civil “façam uso de toda sua força, de sua credibilidade, de sua liderança, de sua competência e – principalmente – de sua história, para que encetem efetivas gestões junto ao Governo do Estado de São Paulo para reivindicar a justa, urgente e necessária valorização de nossos policiais civis”

O documento também destaca ser “de notório conhecimento, dentro e fora da Instituição, que os vencimentos recebidos pelos policiais encontram-se entre os piores do país. Tal inconcebível realidade foi ainda agravada pelo aumento da alíquota previdenciária e a escalada galopante da inflação, achatando o poder de compra dos policiais civis a níveis talvez nunca antes existentes”.

A carta foi entregue ao delegado-geral Ruy Ferraz Pontes, em 27 de janeiro, pelo presidente da ADPESP, Gustavo Mesquita Galvão Bueno, que destacou ainda o maior déficit da história da Polícia Civil paulista, cerca de 15 mil cargos vagos.

 

Operação Padrão

 

O presidente da ADPESP, durante a reunião, alertou ao delegado-geral a iminente possibilidade de mobilização de uma Operação Padrão dos policiais civis em todo o estado. Esse seria o último recurso a ser adotado pela categoria diante da demora e do desprezo do governo em relação às reivindicações.

“O abandono e o descaso do governo estadual ficam cada vez mais nítidos. Temos hoje o maior déficit da história da Polícia Civil paulista. O governador João Doria encerrará seu mandato com menos profissionais do que quando assumiu a gestão. É a constatação de que segurança pública precisa de investimento, planejamento e boa gestão, e não de marketing,” conclui o presidente da ADPESP.

Levantamento feito pela ADPESP constatou o encolhimento da Polícia Civil paulista, que perde cada vez mais policiais, sem que haja reposição na mesma velocidade. Entre 2015-2021 (set) a instituição perdeu 10.852 policiais civis, em contrapartida, pouco mais de sete mil policiais se formaram na Acadepol no mesmo período.

A saúde mental dos policiais também preocupa: o suicídio entre policiais civis do estado de São Paulo registra índice epidêmico, sendo quase três vezes maior do que as mortes em serviço. Entre 2015-2021, 61 policiais civis tiraram a própria vida. No mesmo período, foram 21 policiais civis mortos enquanto trabalhavam. Todos os dados utilizados foram obtidos junto ao governo via Lei de Acesso a Informação (LAI).

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Redação

See author's posts

Compartilhe essa notícia!

Post navigation

Previous: Esperança: tema escolhido pelas crianças para fórum infantojuvenil da LBV
Next: Pequenas indústrias encerraram 2021 com desempenho favorável
  • Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco