16 de junho de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vale a pena comprar um carro sinistrado?

Compartilhe essa notícia!

O carro sinistrado costuma encher os olhos pelo preço acessível, mas isso pode ser um indicativo de que alguma coisa está errada. Saiba mais!

Ao procurar um veículo para comprar e ver valores bem abaixo do mercado, a atenção é despertada. Pode ser que essa seja uma promoção irrecusável ou um problema.

Em alguns anúncios consta a informação de carro sinistrado, mas como nem todo mundo sabe o que significa, ignora. É importante saber o que significa isso, afinal, pode fazer toda a diferença sobre a decisão.

O que é um carro sinistrado?

O carro sinistrado ou carro com sinistro é um termo usado pelas seguradoras, mas também existe no Contran.

Quando um carro entra nessa situação, significa que teve uma ocorrência prevista na apólice. Por exemplo, uma colisão que resulta no acionamento do seguro.

De forma mais resumida, podemos dizer que houve um dano da estrutura do veículo. Esse dano pode ser classificado de três formas.

O de pequena monta é uma avaria que não afeta a estrutura do carro. Ele pode ser um pequeno amassado e por isso não há necessidade de incluir a informação no documento.

A média monta indicam danos maiores, é possível recuperar o carro para que ele volte a rodar. No documento constará a informação de que ele é de Sinistro/Recuperado.

A grande monta já se entende pelo nome. Significa que os danos foram superiores a 75%, popularmente chamado de perda total.

Vantagens de comprar um carro sinistrado

Quem opta por comprar um carro sinistrado tem a vantagem de pagar um valor inferior por ele.

Como ele sofreu avarias o valor de mercado diminui. Em leilões ele costuma ser bastante encontrado já que as seguradoras nem sempre conseguem vender ele de outra forma.

Ter esse tipo de carro é um risco, mas para quem precisa das peças para usar em outro veículo, pode ser interessante. Principalmente quem trabalha com peças recondicionadas encontra boas opções de lucrar.

O valor de comercialização é o único ponto que pode ser apontado como positivo em um carro sinistrado.

Desvantagens de comprar um carro sinistrado

As desvantagens são muitas, inclusive ao contratar um seguro de carro roubado e recuperado, além de outros tipos de sinistros. Portanto, carros com sinistros têm uma lista um pouco maior.

O primeiro ponto é que a maioria é comercializada em leilões. Por conta disso não se consegue testar o carro para saber se ele está funcionando. É possível verificar as condições visuais, mas não o desempenho.

A insegurança também é levada em consideração. Como ele já sofreu avarias, a recuperação pode não ter sido bem executada.

Ele pode apresentar problemas de funcionamento, exigir grande manutenção mecânica e aumentar os riscos de quem está dentro dele. Não há nada que certifique que não haverá problemas.

Se a ideia é fazer um seguro para carro sinistrado, pode esquecer. São poucas as seguradoras que aceitam esse veículo, pois os riscos envolvidos são muito maiores. Quando há aceitação, o valor pago de indenização costuma ser bem abaixo do mercado.

Outra possibilidade é contratar um seguro com empresas piratas ou de proteção veicular. O problema é que elas não seguem as regras das seguradoras e não há segurança em relação aos pagamentos indenizatórios.

A revenda desse veículo é algo bem difícil de acontecer. O interesse por ele é baixo e quando existe o valor pago é irrisório. Isso faz com que fique com um carro encostado, que gera custos e não consegue se livrar.

Vale a pena comprar um carro sinistrado?

Pagar um valor abaixo do mercado por um veículo pode parecer um bom negócio, mas especialistas dizem que não.

Talvez um carro sinistrado de pequena monta possa ser interessante já que a informação não consta no veículo. Quem adquire precisa saber da condição e ver se o sinistro não afetou o carro de forma que impacte seu funcionamento.

Os casos de média e grande monta realmente são uma armadilha. O risco de andar com um carro nessas condições é muito grande, principalmente se um mecânico não fizer uma avaliação prévia.

Como dito, o carro com sinistro é interessante para quem trabalha com desmanche e recondicionamento de peças. Essa é uma forma de ter acesso a elas de forma mais barata e reaproveitar diversas delas.

Para o consumidor que busca um veículo para rodar pelas ruas, o carro sinistrado costuma ser uma armadilha. Por isso, é melhor buscar outras alternativas optando pelos usados ou um financiamento que caiba no bolso.

Por: Jeniffer Elaina, especialista em seguros no site SeguroAuto.org.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!