Saúde 

Vai pular, correr e dançar? Saiba como evitar traumatismos nos pés em shows e festivais

A estudante de moda, Caroline Zampiron, 23 anos, afirma que ao frequentar shows e festivais se preocupa com a estética e a beleza das roupas, mas não deixa de lado a saúde. “Sempre tento aliar a beleza ao conforto. Geralmente vou de tênis ou botas sem salto, pois é grande o risco de ter os pés pisados pela multidão”, conta a estudante, que está animada para aproveitar os shows de rock do próximo final de semana.

De acordo com o Chefe da Emergência do Hospital de Bonsucesso, o médico Leandro Souza, o calçado deve ser confortável. É recomendável evitar saltos e sandálias abertas, pois se tratando de multidões, esses tipos de calçados não têm segurança, podendo levar a traumatismos nos pés. “Além de confortável é melhor que a pessoa escolha um calçado que já esteja acostumada a usar, para evitar bolhas e outras lesões decorrentes de calçados novos”, informa o médico.

Caroline vai para um festival e já está se preparando. “Antigamente eu não me preparava para shows nem festivais. Hoje eu me alimento no local ou levo biscoitos, água, sucos para dar uma restabelecida no corpo”, afirma. Ela descansa de acordo com a animação do evento e pretende levar uma canga para sentar ou deitar nos intervalos dos shows.

O publicitário Hugo Luquetti, 26 anos, assume que para ele a beleza é fundamental, mas que a roupa não pode ser desconfortável, nem incomodar ou apertar. “Não curto tênis esportivos, mas sempre vou com tênis baixo e confortável, para que eu possa aguentar por mais horas sem sentir dores”, diz.

Foto: Julian Smith/Corbis

Na semana passada, Hugo foi a um festival. De acordo com ele, muitas horas de shows são cansativas, mas valem a pena. “Gosto de curtir o clima e energia dos festivais durante o dia. E aí, sempre tiro um tempo para sentar um pouco, lanchar e tomar água”, conta o publicitário, que afirma que entre um show e outro sempre sobra um tempinho para fazer isso.

A atitude de Hugo é correta, pois, segundo o médico, manter a hidratação é fundamental. Segundo ele, “deve-se procurar tomar água em todos os momentos, porque nesses eventos abusamos da diversão e acabamos suando demais”. Também é importante que sejam feitos alongamentos antes e depois dos shows, para preparar o corpo para o evento.

O médico Leandro Souza informa que, geralmente, o repouso após um dia de jornada em festivais é o suficiente para restaurar o estado físico. Mas, caso as dores persistam, é sempre bom procurar atendimento médico. Ele ressalta a importância de se atentar à procedência dos alimentos ingeridos na rua e sempre procurar uma alimentação leve e saudável.

Saiba como curtir festivais sem descuidar da saúde e alimentação.

Fonte: Kathlen Amado / Blgo da Saúde

Comentários

Leia também...

Deixe uma resposta