SB24Horas

Notícia na hora certa!

Vai fazer o vestibular e não sabe qual área cursar? Conheça as profissões em alta para 2022

Com a pandemia, o mercado de trabalho passou por uma reformulação para atender as demandas exigidas e diminuir os impactos causados por uma crise econômica.

As empresas precisaram se adaptar para escapar de uma crise econômica e para isso foi necessário para atender às demandas e necessidades do momento e do futuro.

Devido a quebra de paradigmas, funções e profissões tiveram mudanças que permanecerão com o chamado “novo normal”. Novas oportunidades fizeram profissionais superar a crise e se destacar em vários setores, dentro de um contexto que para muitos não seria promissor.

É importante os vestibulandos terem conhecimento do atual mercado de trabalho e das profissões em alta para facilitar na decisão da área que pretende cursar para uma escolha mais assertiva.

 

Profissões em alta em setores com maior demanda

Especialistas apontam que os setores que concentram as profissões em alta, com maior crescimento a partir da pandemia foram: saúde, tecnologia, logística e construção civil.

 

Saúde

A área de saúde sempre teve profissões em alta no mercado de trabalho, pois a saúde sempre foi vista como um cuidado essencial. A pandemia fortaleceu essa preocupação e alguns profissionais passaram a ser mais requisitados.

A saúde mental se mostrou conectada a saúde física e que ambas merecem atenção e os devidos cuidados.

A ansiedade, transtornos alimentares e o estresse são algumas doenças que surgiram em pacientes durante a pandemia ou tiveram o quadro agravado. Profissionais que lidam com essas questões foram essenciais para trazer a ajuda necessária.

A alimentação inadequada e a ausência de atividade física em períodos de isolamento social causaram consequências para o corpo e para a saúde e hoje muitos buscam reverter esse quadro com mudanças positivas e ajuda profissional.

Todos os profissionais desse setor atuaram/atuam fortemente no cuidado com as pessoas e as profissões que estão em alta para 2022 são:

  • Médicos: foi a profissão da área de saúde que mais demandaram profissionais e com isso despertou grande interesse;
  • Enfermeiros: teve um crescimento expressivo e se mostrou ainda mais essencial ao compor a força de trabalho na saúde do nosso país;
  • Fisioterapeutas: se mostraram capacitados em oferecer um atendimento personalizado na busca de prevenção e promoção da saúde que tende a crescer ainda mais nos próximos anos;
  • Nutricionistas: com a missão de ajudar as pessoas a reverem seus hábitos através da reeducação alimentar, mostraram importantes para uma melhor qualidade de vida;
  • Psicólogos: se mostraram importantes por serem responsáveis pelo auxílio da boa saúde psicológica de um indivíduo, solucionar e analisar as questões internas de cada um para um melhor equilíbrio emocional.

 

Logística

As profissões desse setor vêm crescendo consideravelmente ao longo dos anos e se tornaram essenciais para a sobrevivência de muitos negócios e para a tranquilidade daqueles que estavam em isolamento.

A logística não se trata apenas do transporte e armazenamento de produtos, mas da eficiência desse processo de forma ágil e econômica. O mercado de trabalho em logística tem uma demanda muito grande devido com o novo normal.

As vitrines e prateleiras passaram a ser virtuais e os estabelecimentos comerciais eram apresentados no formato de e-commerces e aplicativos. Muitos negócios não tinham essa proposta no plano, entretanto precisaram considerar e obtiveram resultados positivos com as vendas online que alavancaram o setor.

  • Tecnólogo de Logística: são capazes de diminuir os custos operacionais de empresas de todos os portes, por meio de identificação de problemas e proposição de soluções inteligentes.
  • Administração: esse profissional tem um amplo campo de atuação, podendo trabalhar na implementação de programas e de projetos, elaborar o planejamento organizacional e prestar consultoria administrativa para outras pessoas ou organizações.
  • Economia: houve um crescimento no planejamento de redução de custos nas empresas, mas de forma que não prejudicasse a produção e nem houvesse cortes desnecessários de mão de obra.
  • Engenharia de Produção: com o objetivo de reduzir custos, garantir a disponibilidade de mercadorias e atender às demandas do cliente, esses engenheiros cuidam de questões envolvendo o transporte, a movimentação, o armazenamento e o estoque de produtos e insumos.
  • Comércio Exterior: são responsáveis em fazer a logística das atividades caracterizadas pela comercialização de produtos e serviços entre países.

 

Tecnologia

As profissões em alta ligadas à tecnologia tratam tanto em oferecer como em utilizá-las para expandir os seus negócios obtiveram grande crescimento.

A transformação digital já estava em curso e foi acelerada pela pandemia como uma resposta sem precedentes para um contexto desafiador.

Os profissionais do ramo de tecnologia disponibilizaram recursos por meio de sistemas, aplicativos e plataformas com ferramentas capazes de aproximar e diminuir os impactos causados pelo isolamento social.

  • Engenheiro de Software: é o profissional responsável por projetar e guiar o desenvolvimento de sistemas, aplicativos e programas;
  • Engenharia da Computação: por conhecerem profundamente o funcionamento de sistemas informatizados são capazes de atuar em diversas funções
  • Analista de Sistemas: é responsável por desenvolver soluções para os problemas das empresas atuais por meio de sistemas informatizados.
  • Cientista da Computação: elabora programas de informática, desenvolvendo códigos de programação e algoritmos, e também pode ser responsável por promover a informatização de trabalhos realizados manualmente.

 

Construção civil

Muitos não esperavam um crescimento tão grande nesse setor tanto na venda de materiais quanto na mão de obra. Isso se deu por dois fatores. O primeiro foi pela viabilidade de crédito proporcionado pelo governo.

O segundo fator foi que pessoas passaram a ter um novo olhar para dentro de suas residências. Reformas e consertos que eram ignorados e adiados passaram a ser vistos com mais prioridade.

A busca de conforto, descanso e relaxamento que antes eram investidas em passeios e viagens foram transferidas para dentro de casa. Nesse setor, profissões em alta ganharam mais destaque e evidência.

A valorização de um ambiente aconchegante e organizado para estar passou a ser a prioridade daqueles que estavam em isolamento. A adaptação de um ambiente que antes era apenas de descanso para home office também contribuiu para o crescimento nesse setor.

  • Arquitetura: os arquitetos planejam as construções, criam as plantas, definem os materiais e propõem soluções que vão ao encontro das necessidades dos usuários.
  • Engenharia Civil: os profissionais formados nessa área são capacitados para projetar, gerenciar, supervisionar e executar obras e construções.
  • Design de interiores: os designers têm a função de elaborar o espaço coerentemente, seguindo normas técnicas de ergonomia, acústica, térmico e luminotécnica além de ser um profissional capaz de captar as reais necessidades dos clientes e concretizá-las através de projetos específicos.