fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Saúde

Vai comer fora? Veja algumas medidas de segurança com Dr. Bactéria!

Sem dúvida, é um prazer comer fora, desfrutar de uma gastronomia predileta, passar momentos agradáveis em um ambiente diferente, mesmo se for naquele barzinho perto de casa para comer um petisco e tomar um suco delicioso. Essa prática tão rotineira dos brasileiros não foi possível por muitos meses durante essa quarentena. Mas agora, com a flexibilidade e abertura dos empreendimentos do segmento, ficaram as dúvidas.

É seguro? Quais são as chances de pegar COVID-19 em um restaurante? Devo comer com utensílios descartáveis? Posso pegar coronavírus na comida? As mesas ao ar livre são melhores? Onde devo guardar a máscara? Que hora devo colocar a máscara?
Segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o querido Dr. Bactéria, o ideal é evitar esses locais de alimentação, pois o risco é grande de contrair a doença. Mas existem algumas condutas essências para prevenção.

  1. A primeira delas é checar nas redes sociais dos restaurantes ( site, facebook, instagram, google) se eles têm  informações atualizadas de medidas de segurança para atender os clientes.
  2. Antes de ir ao local, ligue e certifique se todos os funcionários usam máscaras durante o turno de trabalho.
  3. Questione sobre opções de estacionamento sem manobrista para eliminar o contato de terceiros dentro do seu veículo.
  4. Dentro do restaurante ou barzinho, use a máscara quando estiver menos de 1,8m de distancia de outras pessoas.
  5. Se não tiver comendo e nem bebendo, permaneça o tempo todo se possível com a máscara.
  6. Mantenha sempre  à distancia adequada de pessoas que não moram com você  quando estiver jantando.
  7. Não fique em fila de espera reserve sua mesa com antecedência.
  8. Dê preferencia para pratos A La Carte, que não sejam Self-Service para eliminar o uso de itens compartilhados, alças, botões ou relas sensíveis ao toque.
  9. Lave as mãos pelo menos 20 segundos ao entrar e sair do restaurante. Se não houver água e sabão disponível, use desinfetante ou álcool gel acima de 60%.
  10. No banheiro, não fique na fila. Certifique-se que tenha sabonete ( ou desinfetante contendo pelo menos 60% de álcool), além de toalhas de papel.

“Nesta fase, o ideal são comidas para viagem ou delivery, pois você poderá fazer a higiene e descarte adequado. Prefira alimentos cozidos ao invés dos crus.  Ambientes com mesas ao ar livre são mais indicados.  O COVID- 19 não se reproduz em alimentos e sim nas superfícies e aglomerações”, ressalta Dr. Bactéria.

Roberto Martins Figueiredo – DR Bactéria

  • Diretor Técnico da Microbiotécnica Centro de Assessoria em Higiene Ambiental, Assessoria e Análises Laboratoriais;
  • Formado em Biomedicina com especialização em Saúde Pública e Marketing, em Engenharia da Qualidade, Controle de Processos e Auditorias da Qualidade;
  • Apresentou quadro “Dr. Bactéria” no programa Fantástico da Rede Globo, no Hoje em Dia e no programa Tudo é Possível com a Ana Hickmann, da Rede Record. Atualmente, ainda se apresenta na Rede Record, no Jornal da Record SP no Ar;
  • Protagonista da Campanha do Ministério da Saúde sobre a Influenza A (H1N1) (gripe suína);
  • Estrelou campanha publicitária da Cervejaria Petrópolis  para a Cerveja Itaipava, dos Laticínios Betânia das autoclaves Cristófolli, da Reckitt Benckiser – linha Dettol, da Itaiquara Alimentos – Linha EGGBOX, Unilever – Pureit, purificador de água, LG – Ar Condicionado, Aspirador Acqua Power, Sabonete Bactericida Protege; Manaus Ambiental, Raudi – Bicarbonato de sódio; Esfrebom – Bettanin;
  • Autor dos livros: “Programa de Redução de Patógenos”, “Como Não Comer Fungos, Bactérias e Outros Bichos que Fazem Mal” e “Armadilhas de uma Cozinha”, da coleção Higiene dos Alimentos (Editora Manole), do “Dr. Bactéria” – Um guia para passar sua vida a limpo (Ed. Globo) e do “Xô, Bactéria” (Editora Manole).

 

Foto ilustrativa

Comentários