Vai Brasil!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Ricardo Greggo

Então, que ascendam as luzes do picadeiro! Que o povo se contente e aplauda o circo diante das migalhas de pão que lhes são dadas, porque é o que está intrínseco na cultura da massa.

Hoje eu quero abrir minha cerveja e gritar: Vaiiiiiii Brasilllll traz essa taça pra nós! Vaiiii com o coração na chuteira que eu me orgulho de ser brasileiro!

Mas eu quero gritar tão alto que não dê pra eu ouvir o urgir da fome das mais de setecentas mil famílias que sub existem abaixo da linha da pobreza em nosso país.

E eu quero me embriagar de tal forma que eu me esqueça das milhares de pessoas que padecem diariamente às portas de um Sistema Único de Saúde precário.

Eu quero sacudir minha bandeira enquanto ouço soar cornetas e vuvuzelas em uno sono, pra que eu possa ignorar a absurda aplicação do progresso contínuo no sistema de base de ensino de nossa nação.

Eu quero admirar o esplendor de cada um dos ”Coliseus” que se ergueram em ocasião da Copa, porque a magnificência do caráter dos nossos governantes e a plenitude do Supremo Tribunal de Justiça brasileiro eu já não posso admirar com tamanho fervor.

Deixo só minha esperança de que ao passar deste êxtase a população se lembre de que em outubro temos eleições.

E que estas não sejam influenciadas pela nostalgia do espetáculo.

Esperança essa já pouco consistente, em virtude do impressionismo e do encantamento momentâneo que também estão intrínsecos na cultura da massa.

Em uma democracia tudo o que acontece também é de responsabilidade nossa, ainda que nossa democracia esteja tomando ares ditatoriais.

Foto: Grafiteiro Paulo Ito

Comentários

Notícias relacionadas