Vacinação Antirrábica começa na zona rural nesta semana

A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta semana a Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos no município. As ações realizadas pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) começam na zona rural da cidade. Os bairros Cruzeiro do Sul e Pinheirinho recebem a ação, de segunda a sexta-feira, durante duas semanas. Cães e gatos a partir de 03 meses de idade, independente do sexo ou raça, devem receber a vacinação. Os reforços da vacina devem ser feitos anualmente. A meta de vacinação para o ano de 2014 é de aproximadamente 20 mil animais.

 

Nos dias 29 e 30 de novembro a vacina será disponibilizada em 30 postos de vacinação distribuídos entre o sábado e domingo, totalizando 60 pontos de vacina espalhados em toda a cidade neste fim de semana. O CCZ permanece à disposição dos proprietários de animais como posto fixo de vacinação contra a raiva animal durante o ano todo.

 

Doença

 

A raiva é uma doença infecciosa provocada por um vírus que é transmitido de animal para animal através da saliva contaminada. O homem também pode adquiri este vírus através da mordida, lambida, arranhadura ou contato com animais infeccionados (cães, gatos, morcegos e outros mamíferos). A raiva é uma doença mortal. Após inicio dos sintomas a letalidade tanto no homem como em outros animais é de praticamente 100%.

 

O cão e o gato assumem grande importância na transmissão desta doença ao homem devido ao contato mais próximo destes animais com seres humanos. Devido a esta importância na transmissão da raiva é que o cão e o gato recebem gratuitamente a vacina anual contra a raiva. É importante ressaltar que outras espécies de animais silvestres como o morcego, o macaco e outros também podem transmitir o vírus da raiva para o homem e para os animais domésticos e como medida de segurança o homem deve evitar o contato com estes animais e manter os cães e gatos anualmente vacinados.

 

Mais informações sobre a vacinação podem ser obtidas diretamente na sede do Centro de Controle de Zoonoses, localizado à Estrada da Cachoeira, 1365, no bairro São Joaquim, ou pelo telefone 3454.4020.

 

Foto: Arquivo

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas