Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Uso de máscara e a percepção distorcida da aparência

Redação 24 de março de 2022 3 minutes read
  • Contém Suzano - YouTube

Por Samir Eberlin

 

Depois de dois anos de pandemia, as máscaras começam a sair de cena.  No estado de São Paulo, o uso continua sendo obrigatório apenas em unidades de saúde e no transporte público. Com medo do surgimento de novas variantes, muitos mantêm o uso do acessório, principalmente em locais com grande concentração de pessoas. Mas há quem resiste a tirar a máscara por um motivo também preocupante: vergonha de expor o rosto por não aceitar a própria imagem ou por enxergar defeitos que não existem.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Nos consultórios, tem sido comum o relato de pacientes que admitem continuar usando máscara porque não gostam do nariz, da boca ou de alguma marca no rosto. O que inicialmente poderia ser confundido com excesso de vaidade pode, na verdade, esconder uma grave doença psiquiátrica.

O descontentamento exagerado com o corpo, ou uma parte dele, é uma das características dessa doença diagnosticada com bastante frequência nos consultórios de cirurgiões plásticos e dermatologistas: o transtorno dismórfico corporal (TDC) ou dismorfia corporal. O indivíduo tem preocupações decorrentes de defeitos mínimos ou inexistentes na aparência. Pacientes com TDC têm medo de terem seus “defeitos” notados, sentem vergonha e desconforto ao se exporem fisicamente, têm pensamentos de desilusão e em alguns casos desenvolvem rituais compulsivos, como busca constante por tratamentos cosméticos e até intervenções cirúrgicas na tentativa de resolver o problema. Por isto muitos casos são diagnosticados na consulta ao cirurgião plástico. Eles buscam na cirurgia plástica e nos procedimentos estéticos a solução para imperfeições que muitas vezes não existem. Quando o cirurgião plástico se depara com situações como esta, o paciente recebe toda uma orientação que pode incluir indicação de tratamento com psicólogos ou psiquiatras.

Samir Eberlin

Os indivíduos com TDC apresentam alguns traços de compulsão. Dão importância exagerada a pequenos defeitos que são imperceptíveis para outras pessoas. O culto exagerado à beleza e a idealização de padrões, bastante comum nas redes sociais atualmente, podem contribuir com o desenvolvimento e manutenção da doença, comum principalmente na infância e na adolescência.

Prevenir o distúrbio TDC não é fácil porque são múltiplas as causas, mas quanto mais cedo for detectado, melhor para o paciente.

O fim do uso obrigatório de máscara acende um sinal de alerta e instiga uma reflexão sobre a nossa relação com o espelho. Se o uso da máscara cumpre mais o papel de esconder o rosto do que proteger contra a Covid, atenção. Preocupação exagerada com a imagem e percepções distorcidas da aparência que levam o indivíduo a se esconder em roupas largas, uso de acessórios e maquiagem em excesso, por exemplo, são indícios de que algo não vai bem.

 

Samir Eberlin é cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e especialista em cirurgia plástica pela Associação Médica Brasileira

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Conheça a estratégia para empresas otimizarem vendas internas
Next: Existe contraindicação para fazer harmonização facial?
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste santa barbara doeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente