Brasil / Mundo 

Uruguai: 5 eventos para divertir aos turistas no 1º mês do ano

Janeiro uruguaio marcado por jazz, arte e tango

 

O lado artístico do Uruguai traz às ruas toda a influência cultural recebida por outros países e mistura de costumes. Durante todo o mês de janeiro o pequeno vizinho apresenta uma grandiosa programação de festivais e exposição, para turista nenhum botar defeito.

Algumas pessoas não sabem, mas o uruguaio adora um jazz e é com ele que as cidades de Mercedes e Punta Del Este começam o ano. A 23ª edição do Festival Internacional de Jazz de Punta Del Este acontece de 3 a 6 de janeiro, e de 12 a 20 de janeiro acontece o Jazz a La Calle em Mercedes, no estado de Rio Negro.

Seguindo em Punta, dos dias 5 a 8 de janeiro acontece a Este Arte no Centro de Convenções da cidade de mesmo nome. O evento é uma grande exposição formada pelas melhores galerias de países latino americanos, que apresentam obras de renomados artistas ao morador e aos veranistas do luxuoso balneário.

No dia 12 de janeiro, a vez de apreciar a arte está em Canelones, o estado detentor da maioria das vinícolas do país, oferece aos visitantes o evento “Noche Blanca en la Floresta” com exposições de arte, intervenções urbanas, gastronomia e vinho ao ar livre, sob a luz da lua num dos balneários mais ricos da Costa de Oro, La Floresta.

E dia 19 acontece o “Festival La Pedrera Tango Fest”, que traz uma série de temas relacionado ao ritmo, sua história com Uruguai e atividades como campeonatos de milongas e dança inclusiva durante os meses de verão nas praias de Montevidéu e no leste do país.

 

MAIS DETALHES SOBRE OS EVENTOS

  • Festival Internacional de Jazz de Punta Del Este acontece de 3 a 6 de janeiro.

Em um ambiente descontraído, cercado pela natureza, o clássico festival, produzido e dirigido pelo uruguaio Francisco Yobino, reúne por quatro dias prestigiados músicos de jazz, como Roy Haynes, Ron Carter e James Moody. Clark Terry e os fãs do gênero. A direção musical está a cargo do saxofonista cubano e clarinetista Paquito D ‘Rivera, vencedor de vários prêmios Grammy. As apresentações serão a partir das 20:00 na Finca “El Sosiego”, Punta Ballena.

http://festival.com.uy/wp/

 

  • Jazz a la Calle de 12 a 20 de janeiro

Desde 2007, um Encontro Internacional Anual de Músicos, aberto e gratuito, com a presença de cerca de 140 músicos de diversas origens e escolas de música enquadrados no conceito que distingue o perfil do movimento. Este evento é único em seu tipo devido à sua concepção intelectual, tendo uma alta carga emocional e cultural para a cidade e se tornou um espaço de referência para músicos, promovendo a participação e sentimento de pertencimento da população para com o festival.

http://www.jazzalacalle.com.uy/encuentro_internacional/index.php

 

  • Este Arte de 5 a 8 de janeiro

É uma feira de arte internacional, com uma atraente agenda cultural e VIP. A feira de arte oferece uma vasta carteira de artistas, desde a vanguarda histórica à arte contemporânea, é uma exposição de arte de longo alcance para visitantes regionais e internacionais.

O programa de expositores leva um grupo cuidadosamente selecionado das mais prestigiadas galerias de arte contemporânea. Com galerias jovens e já consagradas, a feira pretende ser o local onde os colecionadores podem encontrar obras de renomados artistas e início de carreira.

https://www.estearte.com/

 

  • Noche Blanca en la Floresta em Canelones

É uma festa para toda a família, que convergem artes, intervenções urbanas, gastronomia e degustação de vinhos em um passeio à luz da lua percorrendo um circuito dentro do balneário.

La Floresta é uma cidade e resort na Costa de Oro (Costa Dourada) do Departamento de Canelones, no Uruguai. A cidade está localizada a 54 quilômetros ao leste de Montevidéu e separada do Parque del Plata pelo riacho Arroyo Solís Chico. Para o leste, La Floresta faz fronteira com o resort Costa Azul, separado pelo córrego Arroyo Sarandí.

La Floresta é também o nome do município ao qual pertence a cidade e inclui vários outros resorts da Costa de Oro, a leste de La Floresta e até a fronteira com o departamento de Maldonado.

 

Data: 12 de janeiro de 2019 à 00h

Local: La Floresta, departamento de Canelones

http://www.nocheblanca.com.uy/index.htm

 

  • Festival La Pedrera Tango Fest,

2019 marca o 10º aniversário da declaração do Tango como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco e no primeiro mês do ano, a agenda cultural para os amantes do gênero será intensa no Uruguai.

 

A dança sensual de roçar pernas e oitos no chão, estará muito presente nas praias de Montevidéu e no leste do país. Campeonatos de milongas, festivais, dança inclusiva e muito mais farão parte da grade dos meses de verão.

 

De 17 a 19 de janeiro acontecerá a primeira edição do Pedrera Tango Fest, festival de verão especializado no gênero que inclui em sua grade artistas emergentes e consagrados do Uruguai e do exterior.

 

Dança, música instrumental, canto, documentário e a milonga terão seu próprio espaço dentro do festival. As atividades serão realizadas no Clube Social e Esportivo La Pedrera.

https://turismo.gub.uy/index.php/que-hacer/seguir-el-camino-de-la-fe/item/2525-verano-2019-con-mucho-tango-en-las-playas

 

Comentários

Leia também...