SB24HORAS

Notícias na hora certa!

UniMetrocamp Wyden recebe a ex-atleta Laís Souza e homenageia seu fundador em Campinas

Imagem: Alberto Guerra, pró-reitor de graduação da UniMetrocamp, Sílvia Z. Coelho, esposa do professor Eduardo Coelho, que está ao centro, Marcos Lima, reitor da instituição e a ex-atleta Laís Souza. Crédito: Divulgação

Compartilhe essa notícia!

Completando mais de duas décadas de atuação em Campinas, o centro universitário celebra sua trajetória de excelência no ensino superior

 

No último dia 21 de outubro, terça-feira, o Centro Universitário UniMetrocamp Wyden reuniu autoridades, parceiros, ex-reitores, colaboradores, personalidades da cidade, e a ex-atleta apoiada pelo Instituto Yduqs, Laís Souza, para homenagear o seu fundador: o Professor Dr. Eduardo José Pereira Coelho, um dos nomes mais influentes da educação superior em Campinas – que também já foi reitor da PUC-Campinas e, atualmente, é presidente da Sociedade Hípica de Campinas. Na ocasião, a instituição o presenteou com uma placa comemorativa e batizou seu novo auditório com o nome dele. Foi um dia de muitas lembranças e celebração pelas mais de duas décadas de atuação na região.

 

Fundado em 2002, sob o nome de Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (Metrocamp), o centro universitário nasceu com a proposta de oferecer educação de qualidade e logo se destacou pelo rigor acadêmico e pela proximidade com o mercado de trabalho.

 

“Como atleta, aprendi na prática que disciplina, dedicação e foco são fundamentais para alcançar qualquer objetivo. Da mesma forma, os estudos e o comprometimento com a aprendizagem são essenciais para o crescimento pessoal e profissional. Por isso, homenagear um fundador como o Professor Eduardo é reconhecer a importância daqueles que dedicam suas vidas à educação, construindo bases sólidas para que cada estudante possa se desenvolver, conquistar seus sonhos e transformar o mundo ao seu redor. Que este auditório seja sempre um espaço de inspiração, esforço e aprendizado.”, destaca Laís Souza, ex-atleta apoiada pelo Instituto Yduqs – iniciativa de responsabilidade socioambiental da Yduqs, maior grupo de educação superior no Brasil, do qual a Wyden faz parte.

 

“Para mim é algo inusitado. Não estava esperando. Me disseram que eu ia fazer uma palestra e acabei sendo homenageado com meu nome neste auditório. Agradeço muito ao grupo Wyden, à Estácio e a todos que pertencem hoje à UniMetrocamp. Parabenizo a todos pelo excelente trabalho que vem sendo feito aqui. Espero que eu possa ter dado o pontapé inicial e aberto chama de crédito na educação. Tenho certeza de que a UniMetrocamp continuará dando sequência a isso de forma cada vez melhor. Os estudantes que passam por aqui certamente terão a oportunidade de transformar as suas vidas. E é para isso que a UniMetrocamp foi criada, primeiro como uma faculdade e depois como um centro universitário. Parabéns a todos e obrigada de coração por essa homenagem”, disse o prof Eduardo Coelho após a homenagem.

 

Uma trajetória de crescimento e reconhecimento

Desde sua criação, o centro universitário passou por etapas fundamentais para o fortalecimento de sua estrutura. Em 2008, integrou-se à Veris Educacional, ampliando sua capacidade de investimento e inovação. Três anos depois, em 2011, passou por um recredenciamento do Ministério da Educação (MEC), reforçando sua reputação de qualidade acadêmica.

 

A transformação mais marcante ocorreu em 2018, quando a faculdade se tornou oficialmente o Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, ampliando sua autonomia pedagógica e a capacidade de oferecer novos cursos. Com essa mudança, a instituição expandiu sua relevância e fortaleceu ainda mais o vínculo com Campinas e região.

 

Em 2020, acompanhando as transformações digitais na educação, passou a investir fortemente em cursos na modalidade EAD, democratizando o acesso e permitindo que estudantes de diferentes cidades e realidades pudessem ter acesso ao ensino superior de qualidade.

 

O reconhecimento mais expressivo veio em 2023, quando a instituição recebeu a nota máxima (5) do MEC, confirmando sua posição entre os centros universitários mais bem avaliados do país.

 

Para o atual reitor, Marcos Antonio de Souza Lima, a história de sucesso da UniMetrocamp Wyden é fruto de uma combinação entre tradição e inovação. “Somos uma instituição que nasceu com o DNA da excelência acadêmica e da inovação. Receber nota máxima do MEC é a confirmação de que nosso compromisso com os estudantes e com a sociedade está sendo cumprido. Nosso olhar agora está voltado para o futuro, ampliando ainda mais a acessibilidade, a tecnologia e a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho”, destaca.

 

Impacto em Campinas

Com milhares de alunos formados ao longo de mais de 20 anos, a UniMetrocamp Wyden não apenas consolidou seu espaço como referência acadêmica, mas também contribuiu para o desenvolvimento de Campinas e sua Região Metropolitana, preparando profissionais que hoje atuam em diferentes setores da economia.

 

“Mais do que uma instituição de ensino, a UniMetrocamp Wyden se tornou parte da história de Campinas; e segue projetando o futuro com o compromisso de transformar vidas por meio da educação”, finaliza o reitor Marcos Lima.

 

Sílvia Z. Coelho, esposa do professor Eduardo Coelho, que está ao centro, juntamente com Alberto
Guerra, pró-reitor de graduação da UniMetrocamp, Alicia Martins Duarte, pró-reitora administrativa, e
Marcos Lima, reitor da instituição. Crédito: Divulgação
(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!