O procedimento, simples e indolor, tem o objetivo de registrar e identificar os pets
O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Unimetrocamp Wyden, com o apoio do Departamento de Proteção e Bem-Estar dos Animais da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, irá realizar um evento de microchipagem gratuita neste sábado, dia 13 de abril, das 9h às 13h no prédio da universidade, em Campinas.
De acordo com a coordenadora do curso, Luciana Camargo, a microchipagem de cães e gatos é um procedimento simples, que consiste na implantação de um dispositivo muito pequeno no subcutâneo do pet, com o objetivo de registrar e identificar o animal. “É indolor, como se fosse uma vacina, e com um microchip do tamanho de um grão de arroz, que não incomoda em nada o bichinho”, explica.
O código do dispositivo implantado é único e inalterável, e conta com informações dos tutores, como nome, endereço e contato. “Esse procedimento tem muitas finalidades e é de extrema importância para o município, com o controle populacional de animais, combate aos maus tratos e abandono, e identificação de animais perdidos”, ressalta a coordenadora do curso de Medicina Veterinária.
Vale ressaltar que não se trata de um GPS, por isso, não é possível rastrear os animais, mas sim identificar seus tutores em clínicas veterinárias, já que os dados ficam registrados em uma base centralizada com todos os municípios brasileiros.
“E Lembre-se: como o evento é aberto e outros animais estarão presentes, é importante que os cães estejam com coleira e guia, e os gatos em suas caixas de transporte. Caso o cão seja bravo, é necessário que esteja com focinheira. Também é importante levar um documento de identificação do tutor para que os dados sejam cadastrados no sistema”, orienta Luciana.





VEJA TAMBÉM
Mostra de encerramento do Projeto Nossa Dança reúnem alunos e grupos convidados em Diadema
“Look Out!”: Warner Bros. Pictures lança pôster e teaser trailer inéditos de ‘Supergirl’
Instituições de ensino superior ampliam presença em escolas públicas e privadas e reforçam conexão com estudantes do Ensino Médio