Com a presença de familiares dos bebês nascidos em sua maternidade no ano anterior e da comunidade, a Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana realizou, no dia 28 de setembro, a 17ª edição do Programa Vida Verde, tradicional plantio de mudas de árvores com foco na celebração da vida e no reflorestamento. Mais de 300 pessoas estiveram presentes.
A ação foi realizada em uma área verde localizada na Avenida Pastor Diogenes Wiezel, 371, no bairro Firenze, em Santa Bárbara d’Oeste e contou com o apoio da Prefeitura Municipal e da Biotrans Ambiental.
Com um cronograma de atividades, que incluiu apresentações do mágico Zatarin e dos palhaços Bruno Peruzzi e Dani Maimoni (MB Circo), atrações como cama elástica e brinquedos infláveis, e distribuição de pipoca, sorvete e frutas, os participantes plantaram juntos 500 árvores nativas dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, presentes em nossa região.
Ao todo, foram mais de 20 espécies, dentre elas a aroeira-pimenteira, a pitangueira e o pau-viola, que são dispersadas por animais, fazendo com que a fauna local também se beneficie do plantio e favorecendo a biodiversidade.
Pau-brasil
Uma das grandes novidades desta edição foi o plantio simbólico de uma muda de pau-brasil, nativa da Mata Atlântica brasileira. A espécie, que homenageia nosso país com o seu nome, encontra-se ameaçada e em risco de extinção.
O objetivo é que ela passe a ser sempre a espécie utilizada no ato simbólico de demonstração do plantio nas próximas edições do programa, que conta com a presença da coordenação técnica, responsável por fornecer as orientações.
Houve ainda o plantio de uma muda de ipê-amarelo, espécie reconhecida pela população barbarense como sendo a árvore símbolo do município.
A ação contou com a participação dos Agentes Transformadores, grupo de voluntários formado por colaboradores da Cooperativa que todos os anos atua na organização do evento.
Plantio em Nova Odessa
No dia 21 de setembro, a Unimed realizou, pela primeira vez em Nova Odessa, a 16ª edição do Programa Vida Verde, com o plantio de 100 árvores nativas brasileiras e de uma espécie de pau-brasil. A ação ocorreu na Avenida Rodolfo Kivitz, 1610, reunindo os Agentes Transformadores da Unimed e familiares das crianças nascidas na maternidade da Cooperativa no ano anterior.
“Com o plantio em Nova Odessa, realizamos um antigo desejo de contemplar as três cidades de nossa área de atuação neste programa, já que o município de Americana foi sede das primeiras edições e nos últimos anos a ação tem acontecido em Santa Bárbara d’Oeste”, destacou o CEO da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana, Dr. Cesar Cielo.
O programa, que é realizado anualmente, tem como objetivo promover a conscientização ambiental e fortalecer a conexão entre as famílias e a natureza, proporcionando aos participantes a oportunidade de plantar e deixar um legado verde para as futuras gerações. Desde 2010, o Vida Verde já realizou o plantio de mais de 7.500 árvores de espécies nativas brasileiras.
VEJA TAMBÉM
Vencedores do Student Academy Awards 2025 são revelados em cerimônia em Nova York
Jornalista barbarense Dennis Moraes recebe Medalha MMDC em solenidade histórica em São Paulo
Conceito e ação de liberdade são temas de livro que Adrilles Jorge lança nesta quinta-feira, em SP