fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Unidos do Santa Rita é Campeão da Copa João Querubim

Aconteceu no último final de semana a 1º Copa João Querubim Teodoro de futebol. O Torneio realizado entre os dias 05 e 06 de março, no Campo do Santa Rita/SBO, contou com a participação de 8 equipes: Unidos do Santa Rita, Atlético Barbarense, Vila Real, Unidos do Inocoop, Red Bull, Tremendão, 1° de Maio sub 20 e Juventude.
O Unidos do Santa Rita sagrou-se campeã ao derrotar a equipe do Atlético Barbarense por 2×0.

Maria Aparecida Ferreira dos Santos, viúva de João Querubim, recebeu uma placa homenageando o Senhor João Querubim pelos serviços prestados ao esporte barbarense. Cláudio Peressim, um dos apoiadores do torneio, entregou a homenagem.

12718223_778695255596174_1772941938779728583_n
Cláudio Peressim entregando placa de homenagem a Maria Aparecida Ferreira dos Santos, viúva de Querubim.

Em 13 de novembro de 1988, foi inaugurada a Praça de Esportes “João Querubim Teodoro”, no bairro Jardim Santa Rita de Cássia, em Santa Bárbara d´Oeste. Desde então o local é muito utilizado para jogos do varzeano e outros torneios. As equipes que participaram do torneio, pediram maior apoio da população e da administração da cidade, para manter em excelentes condições esse verdadeiro patrimônio da população barbarense.

Saiba mais sobre João Querubim

O treinador de garotos no futebol, o popularíssimo Legório, um píracicabano que virou barbarense por adoção, chegou ao União Agrícola Barbarense no começo da década de 1950 para exercer a função de massagista, porém, logo no ano de 1953 passou a ser o treinador da Escolinha do alvinegro, no comando da molecada que buscava um lugar no mundo da bola. Pelas mãos de João Querubim Teodoro passaram centenas e centenas de meninos, os chamados “pupilos” do Legório. Diversos deles alcançaram saltos maiores no futebol, se transferindo para outros clubes de maior projeção que o alvinegro de Santa Bárbara naquela fase da história, casos de revelações como Brandão (jogou no Santos e Grêmio Portoalegrense), Joãozinho Guedes (Guarani), Ademir Gonçalves (Corinthians), Guassi (Juventus), Costinha (Fluminense/Rio de Janeiro), entre outros. Subiram do juvenil para o time principal do União jogadores como Nivaldo Surge, Juca Domingues de Campos, João Barbosa, Ditinho Guedes-Toledo, Mané de Campos, Aurélio Domingues, Guinho Silva, Pelau Binhotto e muitos outros. João Querubim Teodoro, o Legório, que bem mais adiante se transformou no mordomo/roupeiro do União, empresta seu nome ao Centro Esportivo Municipal do Jardim Santa Rita de Cássia (zona sul).

Veja as fotos:

Fonte da história de João Querubim: Santa Bárbara em um Século de Esportes por JJ Bellani

Comentários

Dennis Moraes