A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa promove neste sábado (18/05) mais um plantão de multivacinação, desta vez na UBS (Unidade Básica de Saúde) 5, do Jardim Alvorada. O atendimento vai das 8h às 16h e é voltado para moradores de toda a cidade, e de todas as idades. Haverá disponíveis as vacinas contra gripe comum (causada pelo vírus Influenza), Covid-19 e dengue (para adolescentes de 10 a 14 anos), além de todas aquelas do calendário nacional de vacinação, voltadas especialmente às crianças de todas as idades. A UBS 5 fica na Rua das Imbuias, nº 513, no Jardim Alvorada.
“Não queremos deixar ninguém de fora, vamos atender todos os moradores que chegarem na UBS 5 neste sábado. Lembrando que a vacina da Covid-19 passou a ser anual, e que a vacina da gripe está liberada agora para todas as idades. E a vacina da dengue para os adolescentes é dose única, que protege para toda a vida”, adiantou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Paula Mestriner.
Já a faixa etária dos adolescentes que devem se vacinar contra a dengue foi ampliada em abril para quem tem de 10 a 14 anos. Para concluir o ciclo de imunização, a segunda dose da vacina contra a dengue deve ser tomada após 3 meses após a data da primeira dose. “Vamos aproveitar e vacinar a rotina e os adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue também. E vamos montar equipes volantes, para vacinar os (pacientes) acamados da área atendida pela UBS 5 em suas casas”, acrescentou a enfermeira.
Desde o começo de maio, Nova Odessa ampliou a vacinação contra a gripe comum (causada pelo vírus Influenza) para toda a população da cidade, com idades a partir dos 6 meses. Durante a semana, inclusive, os moradores podem se dirigir a qualquer uma das sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.
A medida segue orientação do Ministério da Saúde e visa, além de proteger a população contra a doença sazonal, diminuir também o impacto sobre o Serviço Público de Saúde, já sobrecarregado no país todo em função da epidemia de dengue.
A secretária de Saúde, Adriana Welsch, destacou o impacto positivo das campanhas de vacinação contra a gripe (Influenza), Covid e dengue nos dois pronto-atendimentos municipais – o PAM (Pronto Atendimento Municipal) do Jardim Alvorada e o PS (Pronto Socorro) do HMNO (Hospital e Maternidade Municipal), que está em reformas.
“Esta medida (a ampliação das vacinações) antes do início do período de frio é muito importante para diminuirmos os casos graves destas doenças e, assim, diminuir a procura pelo Hospital. A vacina da gripe, por exemplo, previne contra todos os vírus ‘HN’ (Influenza), como o H1N1, diminuindo atendimentos e principalmente internações no Hospital”, explicou a secretária recentemente.
VEJA TAMBÉM
Sombra garantida! Os 800 coqueiros do Hot Beach Olímpia são convite à vida boa nos feriados
BNDES aprova R$ 250 milhões para a Suzano restaurar 24 mil hectares de Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia
Com o apoio da Suzano, mais de 23 mil pessoas saíram da linha da pobreza em São Paulo