Unesp produz implantes de crânio


A equipe do Centro Avançado de Desenvolvimento de Produtos (CADEP) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp em Bauru produziu um implante de crânio para um paciente de seis anos de idade no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu. O menino era o primeiro de uma fila com mais de 50 pessoas que há anos aguardam uma solução para a falta de parte do crânio, normalmente causada por fraturas resultantes de diferentes tipos de acidentes.

A solução para isso é a Cranioplastia, cirurgia que reconstitui a parte óssea que foi perdida, recuperando a forma e aparência originais, oferecendo proteção mecânica e integridade física do crânio aos órgãos internos. Para que tal cirurgia aconteça, é necessário um implante específico para cada fratura, que varia de forma e tamanho em todos os pacientes e que, por isso, exige um grande conjunto de tecnologias e ferramentas.

Possuindo as condições necessárias para atender tal demanda, a equipe do CADEP, coordenada pelo Prof. Dr. Osmar Vicente Rodrigues, do Departamento de Design da FAAC, atendeu ao pedido do Prof. Dr. Atistides Augusto Palhares Neto, do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.

Tendo como base apenas uma Tomografia Computadorizada do trauma, foi feita uma impressão 3D em escala natural do crânio do paciente, incluindo a região fraturada (em amarelo, na imagem) e a parte correspondente ao implante (em azul), que serviu para conferir as dimensões e ajustes e produzir a peça final, em acrílico. Além disso, o CADEP já está trabalhando em um segundo implante, de um caso ainda mais grave que o primeiro, e que será produzido em outro material.

Esse é um marco importante para o Laboratório, reforçando não somente sua característica de laboratório multiusuário, mas, principalmente, como um dos poucos capazes de apoiar, colaborar e atender as mais diferentes necessidades de qualquer área do conhecimento. Para mais informações sobre o CADEP, visite www.cadepunesp.com.br ou acesse pela coluna direita do site da FAAC (www.faac.unesp.br), clicando no logo do Laboratório.

UnAN – Unesp Agência de Notícias

Comentários

Notícias relacionadas