dom. jan 19th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

“Uma História de Amor no Sertão Caipira” é tema da 2ª edição do Arraiá do NEI


UMA HISTÓRIA DE AMOR NO SERTÃO CAIPIRA

O conto de um casal apaixonado cuja felicidade depende da chuva deve animar a fria noite de junho, 17, no Arraiá do NEI.

“Uma história de amor no sertão caipira” será o tema central da 2ª edição da Festa Junina do Núcleo de Educação Integrada, a escola da Fundação Romi. O Arraiá do NEI acontece dia 17/06, sexta-feira, a partir das 18h30. Os ingressos e reservas de mesas podem ser adquiridos, antecipadamente, na Secretaria do NEI.

O conto de um casal apaixonado cuja felicidade depende da chuva que nunca cai no sertão caipira, deve animar a fria noite de junho, 17, no Arraiá do NEI. O festejo, organizado pelos professores e pela direção da escola da Fundação, com a participação mais que especial dos alunos, será um grande espetáculo musical, com apresentações de canto e danças que resgatam as tradições caipiras e, claro, muitas delícias e brincadeiras.

“A proposta de realizar uma Festa Junina Cultural é resgatar as comemorações típicas do universo caipira, valorizar a cultura da terra, recriando um ambiente saudosista e capaz de acolher amigos, familiares, alunos e convidados, para prestigiarem e vivenciarem o melhor da cultura caipira”, afirma a Diretora do NEI, Luciana Bueno Bruscagin.

Envolvidos na produção do Arraia do NEI, seleção de músicas, figurino e coreografia, estão os educadores Marcia Cristina Reis de Araujo, Priscila de Carvalho e Paulo César Bellan, respectivamente, Expressão Corporal, Educação Física e Música. Segundo os professores, a festa pela festa não teria sentido se não compusesse o plano pedagógico da escola. Pesquisa, criação e produção do evento é parte integrante dos desafios e estudos dos alunos, afirmam.

A trama trata da história de Chico e Rosa, dois jovens que se apaixonam, mas só podem casar se chover três dias sem parar, condição imposta pelo pai da moça. A proposta da festa junina do NEI é realizar um resgate da diversidade brasileira, trabalhando aspectos diferentes da cultura nacional.

“O tema proposto para o trabalho do arraiá tem estimulado os alunos a descobrirem peculiaridades das comemorações juninas típicas. Os alunos primeiramente trabalharam com textos, abordando o tema proposto e, partir do conhecimento adquirido, iniciaram o processo de criação da movimentação, coreografia e interpretação das falas do coro, que ora expressará a consciência dos protagonistas, ora atuará como personagem em cena e em outros momentos ainda reagirá como espectador”, pontua a educadora de Expressão Corporal, Marcia Cristina Reis de Araujo.

“O festejo é transversal às áreas de Expressão Corporal, Educação Física e Música. Cabe a nós, educadores, homogeneizar e ajustar o trabalho dos alunos, em um espetáculo único, transformando a experiência de nossos espectadores em algo inesquecível”, conclui Marcia.

O Arraiá do NEI está programado para iniciar às 18h30, na sexta-feira, 17/06. Os ingressos e reservas de mesas podem ser adquiridos, antecipadamente, na Secretaria do NEI, a partir de quarta-feira, 01/06. O atendimento na secretaria é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones 3499-1556 e 3499-1553.

 

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA

O Núcleo de Educação Integrada é fruto dos mais de 20 anos de experiência da Fundação Romi na área de Educação. Uma escola de Ensino Fundamental II cujo sistema de ensino, próprio e inovador, faz do aluno agente ativo de sua própria formação. A proposta pedagógica abrange o currículo oficial do Ministério da Educação além de diversas áreas do conhecimento que, através da interdisciplinaridade e desafios, desenvolvem a autonomia e a capacidade de socialização de seus alunos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei. www.educacaoquetransforma.org.br

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Comentários

Dennis Moraes