Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • 2
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • Brasil / Mundo

Trump confirma captura de Nicolás Maduro e diz que EUA vão conduzir transição na Venezuela

Dennis Moraes 3 de janeiro de 2026 4 minutes read
Trump discursou em Palm Beach - Flórida

Trump discursou em Palm Beach - Flórida

Compartilhe essa notícia!

Em primeiro discurso após o ataque, presidente norte-americano afirma que operação militar foi “extraordinária”, compara ação a ofensivas históricas e acusa Maduro de liderar rede de narcoterrorismo internacional

Em um discurso transmitido ao vivo e traduzido, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou oficialmente a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, após uma operação militar em larga escala realizada na madrugada na capital Caracas e em outras regiões da Venezuela. A fala marcou a primeira manifestação pública de Trump desde o ataque.

Segundo o presidente norte-americano, a ofensiva foi conduzida por ar, terra e mar, utilizando todo o poderio das Forças Armadas dos Estados Unidos. Trump classificou a ação como uma das mais impactantes demonstrações militares da história americana, afirmando que “não se via algo desse nível desde a Segunda Guerra Mundial”.

“O objetivo foi retirar do poder um ditador fora da lei e levá-lo à justiça”, declarou Trump, ao confirmar que Maduro foi capturado ainda de madrugada, em uma operação realizada no escuro, com “precisão absoluta” e sem baixas americanas. De acordo com ele, nenhum soldado dos EUA morreu e nenhum equipamento militar foi perdido.

Durante o pronunciamento, Trump afirmou que Maduro e Cilia Flores já foram formalmente denunciados pela Justiça norte-americana, no Distrito Sul de Nova York, por narcoterrorismo, tráfico internacional de drogas e atuação direta no comando do chamado “Cartel de los Soles”. Segundo o presidente, o grupo seria responsável pelo envio de grandes quantidades de drogas aos Estados Unidos, resultando, ao longo dos anos, na morte de centenas de milhares de pessoas.

Trump declarou ainda que Maduro e sua esposa já estariam a caminho dos Estados Unidos, onde devem ser julgados, com possibilidade de o processo ocorrer em Nova York ou Miami. O presidente disse que o governo norte-americano possui “provas imensas e chocantes” que serão apresentadas nos tribunais.

Outro ponto que chamou atenção no discurso foi a afirmação de que os Estados Unidos passarão a administrar a Venezuela temporariamente, até que uma “transição adequada, segura e justa” seja realizada. Trump afirmou que o país não permitirá que “outro regime autoritário” assuma o poder e que o objetivo seria garantir paz, liberdade e justiça ao povo venezuelano.

O presidente também mencionou o setor de energia, afirmando que empresas petrolíferas americanas poderão investir bilhões de dólares para reconstruir a infraestrutura venezuelana, duramente afetada ao longo dos últimos anos. Segundo Trump, o petróleo do país teria sido utilizado de forma criminosa pelo regime deposto.

Ao longo de mais de 20 minutos de discurso, Trump reiterou que a operação serve como um aviso a regimes e organizações criminosas que ameacem a segurança dos Estados Unidos. Ele afirmou que o embargo ao petróleo venezuelano permanece em vigor e que todas as opções militares continuam sobre a mesa, caso haja resistência interna.

A captura de Maduro provocou forte repercussão internacional. Enquanto aliados dos EUA demonstraram apoio à ação, países como Rússia, Cuba e Brasil manifestaram preocupação, criticaram a operação e pediram respeito à soberania venezuelana, além de uma solução diplomática para evitar uma crise humanitária ainda maior na região.

Para Trump, no entanto, a queda de Maduro representa o fim de uma “ditadura criminosa” e o início de um novo capítulo para a Venezuela. “O ditador saiu, e o povo venezuelano está livre novamente”, afirmou.

A situação segue em desenvolvimento, e novas informações devem ser divulgadas ao longo das próximas horas. O SB24Horas acompanha os desdobramentos desse que já é considerado um dos episódios mais graves e impactantes da política internacional recente.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Dennis Moraes

https://dennismoraes.com.br/

See author's posts

Compartilhe essa notícia!
Tags: caracas crise na venezuela Donald Trump Estados Unidos forças armadas geopolitica intervenção militar narcoterrorismo nicolas maduro noticia urgente politica internacional soberania Venezuela

Post navigation

Previous: Lula condena ataque dos EUA à Venezuela e cobra resposta da ONU
Next: Santos anuncia volta de Gabigol, revelado nas categorias de base

Relacionadas

fpso_p-78_foto1_credito_divulgacao_petrobras.jpeg
  • Brasil / Mundo

Saldo da balança comercial tem recorde em dezembro mas encolhe em 2025

Redação 6 de janeiro de 2026 0
economia_1609210412_0.jpg
  • Brasil / Mundo

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Redação 6 de janeiro de 2026 0
trbr2061.jpg
  • Brasil / Mundo

Produção de petróleo e gás atinge 4,921 milhões de barris em novembro

Redação 6 de janeiro de 2026 0
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco