Santa Bárbara d´Oeste 

Troca de Redes: Tubos antigos de ferro apresentam perdas de água


Com as escavações nas calçadas e nas ruas para a obra de troca de redes e adutoras de água do Centro de Santa Bárbara d’Oeste, que segue em andamento pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto), as equipes têm encontrados vários pequenos vazamentos nos tubos antigos de ferro por conta da ferrugem que, com o tempo, toma conta dessa tubulação e facilita o aparecimento de furos em sua estrutura, ocasionando as perdas de água. A obra, que tem investimento de R$ 2.746.677,74, com recursos oriundos do governo federal e contrapartida do DAE, visa combater essas perdas hídricas e garantir a qualidade na potabilidade da água que é distribuída.

As intervenções compreendem as substituições dos tubos antigos por tubos específicos de material PEAD (Polietileno de Alta Densidade) que estão sendo instalados nas calçadas. São 24 mil metros de novas tubulações, entre redes, ramais e adutoras, que trarão melhorias para esta região que ainda comporta os tubos de ferro com mais de 40 anos. No projeto estão incluídas todas as vias do quadrilátero formado pelas ruas João Lino, Duque de Caxias, Avenidas Tiradentes e Corifeu de Azevedo Marques. A maioria das ruas envolvidas já está com os novos tubos instalados nas calçadas.

A população barbarense pode comparar a situação da tubulação antiga com a nova através de expositores que estão sendo colocados de forma itinerante em alguns locais da cidade. Neste mês, as exposições podem ser conferidas na sede do DAE, na Prefeitura e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entre outros pontos da cidade. Os vazamentos são consertados pelas equipes de manutenção do DAE e as calçadas são refeitas após as intervenções.

 

DAE/SBO

Comentários

Leia também...