16 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Transição do Infantil para Ensino Fundamental gera expectativa nos pais

Compartilhe essa notícia!

Acolhimento, respeito e rotina lúdica garantem sucesso na adaptação da criança

 

A passagem do filho da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I gera grande expectativa nos pais. Será que ele vai entender as explicações? Será que ele vai conseguir aprender? Será que a professora terá paciência? E as brincadeiras, vão continuar? Afinal, ele ainda é tão pequeno…

 

Para trazer confiança aos pais e segurança aos alunos, o Instituto Integral tem um cuidado todo especial nessa transição. A coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Luciana Haddad, explica que a escola precisa atender à expectativa de acolhimento da família e manter uma rotina lúdica necessária à criança, ao mesmo tempo que insere a responsabilização do ensino. “O colégio tem que resguardar as práticas do faz-de-conta enquanto conduz o aluno aos processos de educação”, observa.

 

No Instituto Integral, a formalização dos saberes é gradativa. Vários itens da rotina dos pequenos são preservados e a introdução da lição de casa, por exemplo, vai sendo ampliada ao longo do ano. De acordo com a coordenadora, a adaptação à nova fase continua do 1º para o 2º ano e só se consolida no 3º ano.

 

Luciana destaca a disciplina ‘Expressão Corporal’, não obrigatória na grade das escolas, mas que é muito valorizada no Integral. Segundo ela, a professora trabalha o desenvolvimento da sensibilidade atrelada à coordenação motora para facilitar a iniciação das tarefas escolares. “Essa etapa é tratada de forma muito respeitosa no Integral”, garante a profissional.

 

Sobre o Instituto Integral

 

O Sistema de Ensino Integral nasceu em Campinas, em 1980, com o Curso Integral, fruto da iniciativa de um conjunto de estudantes universitários egressos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o ITA.

 

A ideia chave de outrora é a mesma que tange um dos maiores grupos educacionais do interior de São Paulo: a formação global, do aluno e do indivíduo; o preparo para a universidade e para a vida; o equilíbrio entre o prazer no aprendizado e a exigência nos resultados, desenvolvendo a curiosidade e o espírito crítico, a autonomia e a responsabilidade.

 

O Sistema de Ensino Integral compreende um conjunto completo de soluções para escolas de educação básica, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular e está presente em 150 escolas, atendendo a cerca de 50.000 alunos em sete estados brasileiros. O Instituto tem unidades no Jardim das Paineiras, Taquaral, Alphaville, Cambuí e Parque Prado, em Campinas, além de Paulínia e Vinhedo.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!