Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • 2
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button

Tradição SP: história da Corporação Musical União Barbarense é retratada em documentário

Redação 19 de novembro de 2021 2 minutes read
Compartilhe essa notícia!

Cento e vinte e três anos de cortejos que atravessam gerações e causam no barbarense uma conexão com sua ancestralidade. O documentário “Vendo a Banda passar” traz a história da centenária Corporação Musical União Barbarense e a memória de Santa Bárbara d’Oeste.

Contemplado pela Chamada Pública 3 de 2021 do Tradição SP On-line, Programa Juntos pela Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, o material será exibido on-line no aniversário de 203 anos da cidade, comemorado no dia 4 de dezembro, via YouTube da Secretaria de Cultura e Turismo (https://linktr.ee/culturasbo).

As gravações das apresentações e dos depoimentos foram realizadas nos dias 14 e 15 de novembro, na sede da Corporação, Praça Central, Teatro Municipal “Manoel Lyra” e no Caminho dos Flamboyants.

A proposta contempla  a celebração da alvorada e do cortejo realizados pela Corporação,  com o objetivo de  valorização do patrimônio imaterial, da identidade cultural e histórica e sua ação tem para o Município, permitindo valorizar sua celebração e abrangência, disponibilizando e facilitando formas e meios de divulgação.

Corporação

Formada integralmente por músicos voluntários, seu início reporta à data de 1º de maio de 1908, quando a Corporação Musical União Barbarense, banda que existia há 10 anos, passa a ter “Personalidade Jurídica”. Deste dia em diante, todo 1º de maio, a banda realiza a alvorada e cortejo saindo, nas primeiras horas do dia, de sua sede, passando pelas ruas centrais da cidade e retornando a sede. Em alguns momentos, foi tradição terminar o cortejo em frente à casa do prefeito da cidade.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Redação

See author's posts

Compartilhe essa notícia!

Post navigation

Previous: Lojas precisam de Certificado de Adesão para trabalho no feriado de 20 de novembro
Next: Diademas com pedras energéticas são apostas para as festas de final de ano
  • FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco