fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Santa Bárbara d´Oeste

Tour Virtual Memorial da Ferrovia

Conheça mais sobre a Estação Cultural da Fundação Romi através de um tour virtual

Desde o início do distanciamento social, imposto pela pandemia do novo Coronavírus, a Estação Cultural da Fundação Romi vem realizando atividades de forma on-line. No canal YouTube da Fundação Romi estão publicados vídeos de oficinas culturais, contações de histórias voltadas ao Folclore e material convidando para conhecer o Memorial da Ferrovia, espaço que resgata e preserva a história da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste.

Também foi publicado o “Tour Virtual”, um vídeo com informações e instruções de como navegar pelo site da Estação Cultural da Fundação Romi, e como explorar todo material disponível. É uma ótima oportunidade para professores da disciplina de História, que estão trabalhando a unidade temática Circulação de pessoas, produtos e culturas presente na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I. Pode ser acessado para os que buscam ampliar seus conhecimentos ou é apaixonado por ferrovias.

Para o superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, o internauta realiza uma viagem no tempo, sem sair de casa. “É uma imersão ao passado para entender o presente”, afirma o superintendente. “As fontes históricas deste tour virtual são resultado de um trabalho junto ao nosso Centro Documentação História – CEDOC. Quem acessar nosso site, poderá realizar uma viagem pelos trilhos de nossa história”, finaliza.

Durante os mais de 90 segundos de vídeo, o público irá se deparar com fotos e objetos, que compõem o espaço expositivo denominado Memorial da Ferrovia, e poderá ver a contribuição da estação ferroviária na evolução da cidade. “Os objetos expostos, como as ferramentas, trazem, de forma ilustrada, como era o trabalho realizado por todos os funcionários da ferrovia”, fala a assistente cultural da estação Cultural da Fundação Romi Natália Fernandes Rocha. “Também, conseguimos perceber como houve evolução de todos os objetos com o avanço da tecnologia”, conclui.

Para quem está em casa, e busca de adquirir conhecimento, no site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural  há uma parte dedicada à história da estação ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste, desde quando foi assinado para construção do ramal ferroviário, em 1902, até a inauguração do novo Memorial da Ferrovia, em 2019. O vídeo Tour Virtual do Memorial da Ferrovia está disponível no youtube. Ele traz orientações de como navegar no site e conhecer mais.

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

 

Comentários