28 de março de 2024

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Totalmente renovada, terceira geração da BMW S 1000 RR estreia no Brasil

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Mais leve e potente, e dona de uma perfeita ergonomia, a inovadora superesportiva é oferecida no país por R$ 91.950

 

Para a BMW Motorrad, melhorar o que já era perfeito é sempre um desafio. E com a nova geração da consagrada BMW S 1000 RR não foi diferente. A superesportiva chega ao mercado brasileiro, a partir de R$ 91.950 e já pode ser reservada nas concessionárias autorizadas da marca. Originalmente lançada em 2009, a BMW S 1000 RR adentra à sua terceira geração completamente renovada. Todos os componentes foram individualmente reprojetados. E o resultado é impressionante: 11 quilos mais leve (197 kg) em comparação ao modelo anterior; um motor completamente novo, com 207 cavalos de potência – 8cv mais potente que a antecessora. A nova geração da BMW S 1000 RR é uma superesportiva no mais verdadeiro significado da palavra.

 

Contudo, apesar de mais potente, a nova BMW S 1000 RR está mais dócil e precisa de pilotar graças aos aprimoramentos aplicados ao quadro, ao conjunto da suspensão e aos sistemas eletrônicos de assistência à pilotagem. Estes atributos resultaram em uma máquina fascinante, dotada de uma ergonomia perfeita e melhor capacidade de pilotagem, notabilizando-a, mais uma vez, como uma referência de sua categoria. “A BMW S 1000 RR causa impacto no segmento de superesportivas há uma década. É um verdadeiro ícone de sua categoria. E a 3ª geração, que é produzida em Manaus (AM), totalmente inovadora, traz a última geração de tecnologias, consolidando ainda mais a presença da marca na categoria”, celebra Julian Mallea, Diretor de Vendas e Marketing da BMW Motorrad Brasil.

 

Refinamento nos mínimos detalhes

Desde o lançamento da primeira geração, há 10 anos, o design moderno e sofisticado fez da BMW S 1000 RR uma máquina cobiçada. E, para ser ambicionada, todo o desenho teve de ser retrabalhado, nos mínimos detalhes. E o resultado é uma superesportiva que impressiona por onde passa e está totalmente apta a revolucionar a sua categoria, em termos de estilo, mais uma vez. Com o lema ‘Nose down, tail up’ – ‘Nariz para baixo e traseira para cima’, em tradução livre –, além de proporções refinadas, a nova RR ostenta como destaques visuais as luzes de LED presentes nos faróis – com desenho mais dinâmico e agressivo –, na lanterna traseira, as luzes de mudança de direção (pisca) e de freio estão integradas em uma única unidade de LED. O tanque de combustível está mais estreito e a área que acomoda os joelhos mais delgada, para um fechamento ergonomicamente perfeito das pernas, além de uma posição de assento ideal. A angulação mais ampla do guidão, por sua vez, proporciona uma condução mais confortável, reduzindo o cansaço. Já a traseira foi completamente revisada e passa a exibir uma aparência mais leve e dinâmica.

 

Motor mais leve e poderoso

A nova BMW S 1000 RR supera a barreira dos 200cv. Quatro quilos mais leve, o novo motor de quatro cilindros em linha e alto desempenho oferece 207cv, a 13.500 rpm, e 113 Nm de torque máximo, com oferta superior a 100Nm, disponíveis entre 5.500 e 14.500 rpm. E o segredo para este desempenho irretocável é a versatilidade da nova tecnologia BMW ShiftCam, que permite extrair máxima potência e torque, não apenas em faixas altas de rotação – e isso a antecessora já oferecia de sobra –, mas principalmente em faixas baixas/médias de giro. Dessa forma, a entrega de potência e torque é mais uniforme, linear, tornando a motocicleta mais fácil de controlar e ideal para quem a utiliza no dia a dia, quanto para aqueles que desejam obter desempenho extremo nas pistas. A tecnologia BMW ShiftCam proporciona uma aceleração mais uniforme em saídas de curva fechadas, prolongando a vida útil dos pneus e possibilitando que o piloto use melhor o chassi.

 

Chassi mais leve e inovador

O novo chassi da BMW S 1000 RR contribuiu em quase 50% na redução total do peso da motocicleta. Isso tudo com rigidez aprimorada do quadro. Os avanços também foram possíveis por meio da adoção de um novo braço oscilante, mais leve e capaz de aplicar a força de forma otimizada; melhorando as respostas durante as acelerações e proporcionando mais aderência. Além disso, o chassi foi concebido de forma a permitir ao piloto uma pilotagem mais concentrada e mais precisa em distâncias mais longas de deslocamento.

 

Outra tecnologia de destaque da nova S 1000 RR é o novo layout do quadro (Flex-Frame), visivelmente mais leve e que também oferece mais liberdade de movimento devido ao melhor fechamento dos joelhos. E a nova combinação do amortecedor da suspensão traseira Full Floater Pro e do braço oscilante resulta em uma estrutura ainda mais leve, precisa e fácil de controlar. Resumindo: a nova RR eleva notavelmente o patamar dos recursos de suspensão, oferecendo ao mesmo tempo maior facilidade de pilotagem e precisão.

Modos de pilotagem para pista e uso cotidiano

Estrada ou pista? Esta é uma pergunta crucial quando se trata dos novos recursos à disposição nos modos de pilotagem da nova S 1000 RR, que é pioneira em oferecer este tipo de tecnologia dentro da BMW Motorrad. Os modos de pilotagem no ‘mundo da estrada’ são RAIN, ROAD, DYNAMIC e RACE. Para aqueles que desejam explorar as possibilidades da superesportiva nas pistas, a opção Modo Pro, que oferece três modos adicionais de pilotagem (Race Pro 1-3) que são altamente programáveis. Isso permite um ajuste individual das mais diversas funções de gerenciamento dos sistemas, como controle dinâmico de tração DTC, ABS e deslizamento das rodas, bem como a curva do acelerador (ajuste de torque) e o freio do motor para se adequar ao nível de habilidade e estilo de pilotagem do cliente. Outros recursos do Modo Pro são o Launch Control (Controle de Tração) para arrancadas perfeitas e o Limitador de Pit Lane configurável para aderência ideal às velocidades no pit lane. As mudanças ultra-rápidas de marcha, sem a necessidade de acionamento da embreagem é ativada pelo HP Shift Assistant Pro, que vem como item de série.

 

Graças ao novo sensor de inclinação de seis eixos é possível configurar tanto a regulagem do ABS quanto as funções DTC. A regulagem do DTC é tão rápida e precisa, que permite transmitir exatamente a força necessária para empinar a roda dianteira em linha reta, sem que ela fuja ao controle – ou seja, estabilidade de condução perfeita sem interferências abruptas e aceleração máxima.

 

Painel altamente tecnológico

O painel de instrumentos da nova S 1000 RR também foi completamente revisado para proporcionar, de forma ainda mais consistente, uso em competições. Além de uma ampla gama de informações, os engenheiros e desenvolvedores da BMW Motorrad dedicaram atenção especial para possibilitar que a tela TFT de 6,5 polegadas ofereça excelente visualização – mesmo em condições de pouca luminosidade. O objetivo é oferecer ao motociclista telas personalizadas para diferentes utilizações e necessidades. A tela Pure Ride mostra todas as informações necessárias para o uso regular na estrada, enquanto as três telas Core são projetadas para uso nas pistas de corrida, com o conta-rotações exibido em forma analógica (Core 1 e 2) ou então como um gráfico de barras (Core 3), por exemplo.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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