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Top 8 perguntas frequentes sobre o marketing digital

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O desenvolvimento digital oferece oportunidades completamente novas que não existiam há 5 anos e que são tão atraentes que não podem ser esquecidas:

  • Novas oportunidades para reunir informações sobre clientes e leads;
  • Novas oportunidades para desenvolver canais de comunicação próprios;
  • Novas oportunidades de trabalhar sistematicamente para desenvolver leads para clientes;
  • Novas oportunidades de mercado e segmentação de clientes;
  • Automação em um nível totalmente novo;
  • Novas oportunidades de medição e acompanhamento.

Isso se abre para o marketing baseado no conhecimento de outra maneira. A diferença entre ter uma estratégia de marketing digital e não ter pode ser enorme e ter um grande impacto nas vendas e nos resultados financeiros.

8 perguntas frequentes sobre o marketing digital

1. Quanto custa o marketing digital?

O marketing digital não precisa custar muito. Você pode realmente estabelecer uma boa estratégia de marketing digital sem grandes orçamentos. Mas também é importante que você veja uma conexão clara entre alcance e custo. Isso significa: quanto mais pessoas e empresas você quiser alcançar, mais caro será.

Existe agencia de marketing digital que pode custar de R$1.000 a R$100.000 (ou mais). Talvez uma das coisas mais importantes sobre uma estratégia de marketing digital seja trabalhar a longo prazo.

Dessa forma, você tem a capacidade de coletar e otimizar campanhas e conteúdo com base nos dados coletados. Os dados devem ser o centro de seu marketing digital.

2. Como podemos medir o impacto do marketing digital?

O velho ditado “Metade de nossa publicidade funciona, mas não sei qual metade” vem de um mundo analógico e não é mais uma verdade. A nova tecnologia permite aos profissionais de marketing medir o efeito das medidas digitais até a menor atualização do Facebook.

O marketing passou da “arte à ciência” e, com os sistemas de marketing, os profissionais de marketing hoje são muito mais precisos do que antes e podem melhorar continuamente cada etapa do processo de marketing.

3. Devemos estar nas redes sociais? Por quê?

A conversa sobre commodities, tanto na forma de comentários negativos quanto de recomendações, ocorre hoje nas redes sociais – independentemente de sua empresa estar ativa ou não.

O que uma pessoa nos velhos tempos disse a nove amigos, ela agora diz a seus 5000 amigos no Facebook ou 148.8000 seguidores no Twitter. O que, por sua vez, o divide ainda mais. As consequências de não estar presente nas redes sociais são oportunidades perdidas de responder a essas avaliações e melhorá-las.

Mas, você também está perdendo um canal que poderá fornecer novas oportunidades de vendas, leads e clientes por meio das três regras de ouro:

  1. Ouça conversas relevantes;
  2. Participe dessas conversas como alguém que agrega valor sem ser um vendedor;
  3. Compartilhe seu próprio conteúdo e o de outros.

A mídia social é especialmente eficaz quando você compartilha conteúdo de qualidade que atinge o público-alvo – tal conteúdo eventualmente vive sua própria vida e pode se tornar viral e resultar em milhares e milhares de visualizações e tráfego significativo para sua web.

4. Blog, o quão eficaz é realmente?

O blog é um fator crítico de sucesso para empresas que buscam gerar leads e novos clientes. A produção constante de conteúdo aumenta sua visibilidade no Google ao longo do tempo e leva a um aumento do tráfego para seus sites – tráfego de pessoas que procuram o que você escreve.

Blogar apenas uma ou duas vezes por mês gera 70% mais leads do que se você não fizesse nenhum blog! Um blog da empresa oferece à empresa um púlpito e uma audiência e pode ajudar a torná-la uma empresa líder em seu setor ou nicho.

5. Devemos enviar boletins informativos e quais os benefícios que isso nos traz?

O boletim informativo tem feito 70% do trabalho quando aparece na caixa de entrada do destinatário – mesmo que não deva ser lido. A razão para isso é a lei do lembrete, também conhecida como “Top of mind”.

Você envia um sinal de que ainda existe e que está pronto para receber pedidos ou atribuições do cliente. Criar listas de e-mail é a forma mais acessível e precisa de marketing e, se você tiver uma boa estratégia para o conteúdo que compartilha no boletim informativo (que não deve ser apenas publicidade), ela pode ser uma fonte muito eficaz de aumento de receita.

6. Nossa web não é adaptada para dispositivos móveis – quais as consequências que isso pode ter?

O Google começou a penalizar todos os sites não responsivos ou compatíveis com dispositivos móveis. A mudança de algoritmo significa que o mecanismo de busca prioriza sites que são responsivos (ou que são puramente sites para celular), e o enorme aumento no tráfego da web de telefones celulares e tablets é um dos motivos pelos quais isso se forçou.

Você deverá garantir que os sites da empresa sejam compatíveis com dispositivos móveis, evitando perder visibilidade e tráfego e oportunidades de vendas.

7. O que é retargeting?

Retargeting é um tipo de anúncio da web que só aparece para pessoas que visitaram uma ou mais de suas páginas da web. Esses tipos de anúncios são 4 vezes mais eficazes do que os banners regulares e podem ser uma adição muito valiosa à sua caixa de ferramentas de marketing digital.

Uma vez que você exibe anúncios somente para aqueles que já visitaram seu site, você também sabe que é mais provável que encontre pessoas interessadas no que você oferece. Isso também torna o retargeting uma forma de publicidade muito econômica, que está sendo adotada por cada vez mais profissionais de marketing exatamente por esse motivo.

8. Muitas empresas anunciam no Google, o que se deve considerar?

Os anúncios do Google Ads são exibidos com base nas palavras que você usa em sua pesquisa. Se houver demanda no mercado, você também pode ter certeza de que uma busca é feita no Google.

Nesses cenários, faria sentido investir em anúncios no Google – porque lá você encontrará pessoas que muitas vezes estão em modo de compra, ou que estão pelo menos na fase inicial de um processo de compra.

Você pode pegá-los cedo, por meio de pesquisa, e talvez até mesmo reforçar essa estratégia combinando com retargeting, pode ser muito eficaz.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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