Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

“Todos os países espionam”, responde a Casa Branca às acusações da França

DA AFP

A Casa Branca respondeu nesta segunda-feira às queixas feitas pela França sobre as novas denúncias de espionagem por parte da Agência de Segurança Nacional americana alegando que “todas as nações realizam operações de espionagem”.

“Já deixamos claro que os Estados Unidos recolhem informações de inteligência no exterior do mesmo modo que todos os países recolhem”, afirmou a porta-voz da agência, Caitlin Hayden.

“Como disse o presidente (Barack Obama) em seu discurso na assembleia geral das Nações Unidas, começamos a revisar o modo com que obtemos informações para poder chegar a um equilíbrio entre as legítimas preocupações pela segurança de nossos concidadãos e aliados e as preocupações que todo o mundo compartilha a propósito da proteção de sua intimidade”, acresentou Hayden.

Novas revelações sobre a espionagem em massa dos serviços norte-americanos provocaram reações iradas da França, que convocou o embaixador dos Estados Unidos em Paris.

Segundo o jornal Le Monde, em sua edição desta segunda-feira, a agência americana de Segurança (NSA) realizou 70,3 milhões de gravações de dados telefônicos de franceses em um período de 30 dias entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013.

O Le Monde cita documentos do ex-consultor da NSA Edward Snowden, atualmente asilado na Rússia.

“Estou profundamente escandalizado”, declarou nesta segunda-feira em Copenhague o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault.

Comentários

Dennis Moraes