fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Thiago Martins pede medidas de auxílio a pessoas em situação de rua e moradores do Zincão

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Thiago Martins (PV) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede ao Poder Executivo informações sobre medidas que auxiliem pessoas em situação de rua e moradores do “Zincão” na prevenção ao coronavírus Covid-19.

 

No documento, o parlamentar destaca que a recomendação do Ministério da Saúde e dos governos federal, estadual e municipal é para que as pessoas fiquem em casa durante o período de quarentena. Contudo, as pessoas em situação de rua não têm esta opção.

 

“Americana teve no último ano um aumento exponencial de moradores de rua. A região central abriga diversas pessoas que não têm onde morar e sobrevivem com pequenas vendas nos semáforos e doações, circulando dinheiro e mercadoria no trânsito da cidade”, aponta.

 

Martins lembra também a situação vivenciada pelos moradores do “Zincão”, na região do Parque da Liberdade. “O Zincão abriga milhares de famílias de baixa renda em construções, geralmente de madeira com telhas de alumínio, que facilmente acumulam o calor do sol e tornam o cômodo extremamente quente durante o dia. As crianças e os próprios pais acabam permanecendo em toda a área compartilhada do local. Esses dois pontos abordados geram aglomeração de pessoas que muitas vezes não têm acesso à álcool em gel e nem mesmo água e sabão em abundância para se prevenirem corretamente contra a doença”, acrescenta.

 

O vereador cita o exemplo da cidade de São Paulo, que implantou abrigos emergenciais para acolhimento, e pergunta se a secretaria de Ação Social tem planejamento emergencial para acolhimento e suporte às pessoas nas situações mencionadas. Questiona, ainda, se a prefeitura possui levantamento atualizado de quantas pessoas moram no Zincão e quantas estão em situação de rua na cidade.

Comentários