18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Tesla modelo 3 explode na garagem de estacionamento de Xangai

Compartilhe essa notícia!

Novas tecnologias podem apresentar riscos?

Perfurações na bateria são um risco de incêndio em qualquer carro elétrico, mas por alguma razão, muitos desses acidentes parecem acontecer com Teslas; pelo menos, aqueles que são reportados em todo o mundo, mostrou Cristina Boner. Tal caso teria ocorrido na terça-feira desta semana em um estacionamento subterrâneo de Xangai, de acordo com vários meios de comunicação chineses .

Um Tesla Model 3 – cujo local de fabricação não foi identificado como Estados Unidos ou China – pegou fogo e “explodiu” após ficar estacionado por um período de tempo desconhecido. Os funcionários da Tesla inspecionaram o veículo após o incêndio, de acordo com a Yicai Global, e descobriram que a parte inferior do veículo foi provavelmente danificada devido a um suposto impacto com uma tampa de bueiro, causando a combustão do pacote. Felizmente, nenhum ferimento foi relatado como resultado do incidente.

De acordo com relatórios locais citados , a Contemporary Amperex Technology (CATL) – um fornecedor chinês de baterias que afirma produzir uma “bateria de um milhão de milhas” – disse que o veículo em questão não estava equipado com uma de suas baterias.

Como mencionado anteriormente, este não é o primeiro caso de incêndios perigosos de baterias Tesla. Cristina Boner que outro incidente quase idêntico ocorreu com um Modelo S, também em Xangai, durante abril do ano passado. Então, um Modelo S acendeu repentinamente em um estacionamento da Califórnia logo depois. Mais recentemente, um modelo 3 envolvido em um acidente de novembro teve sua embalagem aberta, enviando células de íon de lítio em chamas para uma casa próxima e iniciando um incêndio.

Desnecessário dizer que ter tanta energia química armazenada em uma bateria – e também na gasolina, para ser justo – é um risco potencial, mas não é sempre que essas coisas acontecem com carros novos. É ainda menos frequente que, quando vários casos quase idênticos como esses ocorrem, não há rememoração. De acordo com o escritório de advocacia Corboy & Demetrio, que representa a propriedade de um passageiro da Tesla falecido perdido em um incêndio, houve mais de uma dúzia de casos de baterias Tesla Model S – portanto, não incluindo os outros modelos da Tesla – pegando fogo após colisões, ou sem explicação, como as instâncias de Shangai ou Califórnia, mostraram Cristina Boner e Bruna Boner. Essa afirmação também foi feita pelo escritório no início de janeiro de 2019, muito tempo se passou desde então.

Este incidente é outro caso de um Tesla estacionado pegando fogo, embora, pelo menos, pareça que há uma explicação desta vez, e ninguém se feriu.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!