SB24Horas

Notícias na hora certa!

Terremoto de magnitude 7,8 atinge Irã e mata 40 pessoas

Tremor também foi sentido em Karachi, no Paquistão, onde moradores deixaram seus prédios

Tremor também foi sentido em Karachi, no Paquistão, onde moradores deixaram seus prédios (Athar Hussain/Reuters)

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu nesta terça-feira o Irã, perto da fronteira com o Paquistão, e provocou ao menos 40 mortes, segundo a televisão estatal iraniana. Os tremores foram sentidos também na Índia e em países do Golfo Pérsico.

“Não há confirmação oficial, mas estamos recebendo relatos de 40 mortos na área”, informou a emissora. Segundo testemunhas, prédios altos balançaram na capital da Índia, Nova Délhi, levando pessoas a correr para as ruas. Pessoas também deixaram prédios no Catar, em Karachi e em Dubai, de acordo com moradores.

O Serviço Geológico dos EUA (USGS) disse que o terremoto ocorreu às 15h14 (7h44 da manhã no horário de Brasília), a uma profundidade de 15,2 quilômetros. O epicentro aconteceu no sudeste do Irã, em uma área de montanhas e deserto, a 201 quilômetros a sudeste da cidade iraniana de Zahedan e 250 quilômetros a noroeste de Turbat, no Paquistão.

Na semana passada, um outro terremoto, de magnitude 6,3, atingiu o Irã perto de uma usina nuclear do país no dia 9 de abril, matando 37 pessoas e deixando 850 feridos, ao destruir casas e devastar dois vilarejos. A maioria das instalações de atividade nuclear do Irã está localizada na região central ou no oeste do país, incluindo a usina nuclear de Bushehr, que fica na costa do Golfo.

(Com agência Reuters)