Foco na experiência dos clientes e preocupação com a sustentabilidade são principais tendências
O mercado automobilístico sempre foi muito criativo na hora de desenhar projetos de carros e outros automóveis – não à toa, os apaixonados por automóveis sempre colocam valor nos detalhes de design e na própria experiência que eles proporcionam ao motorista. Isso desde os primórdios da popularização dos automóveis, e hoje não é nada diferente.
Inclusive, nos últimos anos, é possível notar um crescente aumento nas tendências de design automotivo no Brasil e no mundo, o que pode impactar o mercado de novos e seminovos. Quer saber mais sobre as tendências no mundo do design automotivo? Confira dicas a seguir!
Sustentabilidade
Sem dúvidas, uma das maiores tendências no mundo é a sustentabilidade – não por estética, mas por necessidade ambiental e social. É sabido que os carros e outros veículos são um dos maiores causadores de poluição, já que precisam de combustíveis para funcionar, e a maioria dos carros ainda não conta com uma tecnologia capaz de reduzir esses danos.
Com isso, houve um aumento considerável de procura por automóveis que utilizem materiais eco-friendly, mais leves e com possibilidade de abastecimento com energias renováveis para reduzir a pegada ambiental.
Tecnologia de ponta
Outro ponto importante é contar com automóveis que contem com uma tecnologia de ponta, para ter um design mais futurista e que dê toda a assistência ao motorista, como conectividade e condução automática.
Hoje é possível encontrar modelos com telas digitais de alta resolução tanto ao lado do volante quanto por trás do volante, para que o motorista possa acompanhar o GPS enquanto dirige. Alguns modelos seminovos em São Paulo e outras grandes cidades já podem ser encontrados para compra, por exemplo.
Modelos personalizáveis
Os consumidores estão cada vez mais valorizando a experiência e a personalização dos produtos e serviços. Com isso, os fabricantes estão disponibilizando a personalização ampla de alguns automóveis, como cores do interior e do exterior, além de atributos de conforto e entretenimento.
Um exemplo disso é a possibilidade de incluir mais ou menos telas, adicionar cores extras ou texturas no interior do carro, conectividade bluetooth e até Wi-Fi. Além disso, também é possível alterar a carroceria, desenhar uma nova configuração de bancos e um novo design do espaço interno.
Isso faz com que as concessionárias e os fabricantes fidelizem os clientes, uma vez que eles podem expressar sua individualidade por meio do seu veículo.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Argentina é palco do primeiro evento internacional do BRB Fórmula 4 Brasil
Cigarro: vício ainda mata 443 pessoas por dia no Brasil
DF é condenado por transfusão de sangue indevida