RMC 

Temporal na região é tema de reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC


O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou da 173ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, organizado pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), nesta última quarta-feira, 15 de junho, no hotel Matiz, em Jaguariúna. A reunião foi aberta pelo presidente do Conselho e prefeito de Itatiba, João Fattori, e pela diretora-executiva da Agemcamp, Ester Viana.

Um dos destaques da discussão foram as fortes tempestades na região. O coordenador regional da Defesa Civil, Sidnei Furtado, apresentou fotos e comentou detalhes dos danos do temporal que atingiu Campinas e algumas cidades da região na madrugada do dia 5 de junho.
O prefeito Jonas Donizette agradeceu pela solidariedade dos prefeitos da RMC, que ofereceram ajuda a Campinas após o temporal. “Trabalhamos rapidamente para desobstruir as principais vias. O estrago foi grande, mas o horário em que  ocorreu evitou um mal maior. É importante trabalharmos em conjunto para planejar ações e medidas que ajudem as cidades a enfrentar esse tipo de situação”, disse o prefeito.
De acordo com Sidnei Furtado o episódio foi atípico. “Quero ressaltar a capacidade de resposta de Campinas, que no dia seguinte já estava mobilizada para desobstruir as vias. Também é importante discutirmos na RMC sobre os instrumentos legais que estabelecem critérios para decretação de estado de emergência ou de calamidade pública”, explicou Furtado.
A meteorologista do Centro de Pesquisas Aplicadas à Agricultora (Cepagri), Ana Ávila, apresentou o projeto de pesquisa SOS Chuva, que tem como objetivo implantar em Campinas um tipo de radar com capacidade para registrar a chegada de fortes tempestades em menor espaço de tempo.
PMCampinas
Comentários

Leia também...