Ler as instruções é o primeiro passo para evitar problemas
Quem nunca comprou uma mesa de estudos, uma cadeira ou até mesmo um armário e decidiu fazer a montagem de forma independente em casa? Essa é uma escolha comum para quem deseja economizar ou ainda não vê problemas em colocar a mão na massa por alguns minutos.
Com a ajuda de uma parafusadeira e furadeira, a tarefa pode se tornar simples, mas é preciso ter cuidado para evitar erros ou danos ao móvel. Se é a sua primeira vez fazendo uma montagem ou se quer relembrar como fazer o processo da melhor forma, confira as dicas abaixo:
Leia atentamente o manual de instruções
Essa é uma dica bem simples, mas que nem sempre é colocada em prática na hora de iniciar a montagem de um móvel. O objeto deve vir sempre acompanhado de um manual de instruções, no qual é apresentado o passo a passo de instalação e uma breve explicação sobre as peças que compõem o produto.
Por ter tantos detalhes, às vezes, os manuais podem ser um pouco longos, desencorajando a leitura. Apesar disso, é importante não pular essa tarefa, já que é ela que fornecerá as principais informações, as ilustrações e o processo etapa a etapa do que deve ser feito.
Cheque se todos os itens estão corretos
Após fazer a leitura do manual, você será capaz de identificar as peças e os acessórios que fazem parte do produto, assim como as quantidades de cada um deles. Com essa informação em mãos, você deve realizar a checagem de itens e se certificar de que tudo chegou na quantidade certa e sem nenhum dano.
Caso algum problema seja identificado nessa fase, o ideal é que você faça contato com a loja imediatamente, mesmo se o dano parecer pequeno. Isso vai garantir a troca do produto e a sua eficiência, assim como a durabilidade.
Organize as peças para facilitar o processo
Manual lido e peças de acordo com o esperado? Então, é hora de começar o processo de montagem efetivamente. Antes de juntar peças, ligar a parafusadeira ou começar a fixar uma parte na outra, é importante fazer uma organização. Essa tarefa vai te ajudar a otimizar tempo e ter um espaço de trabalho mais limpo e com boa visibilidade.
Essa organização pode ser feita de diversas formas, seguindo o que faz mais sentido para você! Uma das opções é segmentar as peças iguais e colocá-las na sequência em que serão usadas. Você também pode separar pregos e parafusos por tamanho e espessura.
Comece a montagem no espaço final
Você já terminou de montar um móvel e depois teve que carregá-lo ou arrastá-lo até um novo espaço? Esse processo pode fazer com que algumas peças sejam arranhadas e até mesmo danificadas, diminuindo a durabilidade do produto e afetando a sua estética.
Pensando nisso, o ideal é que o móvel já seja montado no local específico onde ele será usado ou o mais próximo possível disso. Dessa forma, você evita grandes deslocamentos, danos ao produto e um novo trabalho, que pode precisar de mais de uma pessoa a depender do peso e tamanho do item.
Faça o uso correto das ferramentas
Tão importante quanto seguir o passo a passo da montagem, é fazer o uso correto de ferramentas como a parafusadeira, a furadeira, os alicates e os martelos. Além de causar danos ao móvel em caso de mau uso, ainda é possível que aconteça um acidente durante o manuseio incorreto.
Portanto, o ideal é que você use apenas ferramentas com as quais já está habituado e que estejam em bom estado de funcionamento. Em caso de dúvidas, você pode recorrer aos manuais da própria ferramenta, que contêm instruções sobre o uso correto do item.




VEJA TAMBÉM
Câmara de Santa Bárbara d’Oeste realiza sessão recheada de projetos protocolares e moções de aplauso
De aluna a atriz nas principais plataformas de streaming
12ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Bárbara tem programação divulgada