Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Teatro Manoel Lyra recebe espetáculo “Os Saltimbancos”


(Educadora de Expressão Corporal, Marcia Cristina Reis de Araujo e alunos atores.)

Alunos do Núcleo de Educação Integrada de Santa Bárbara d´Oeste encenam a adaptação de Chico Buarque no teatro municipal.

Uma das mais expressivas obras de teatro musical, “Os Saltimbancos” narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos.

Traduzida e adaptada por Chico Buarque de Hollanda em 1977 da peça teatral de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, que por sua vez haviam feito uma adaptação do conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, como uma alegoria política, na qual o Burro representaria os trabalhadores do campo; a galinha, a classe operária; o cachorro, os militares e a gata, os artistas. O barão, inimigo dos animais, seria a personificação da elite, ou dos “detentores do meio de produção”.

“Tal escolha ocorreu devido aos valores que o enredo aborda. Ao transpormos a trama da história para a sociedade humana e discutir o contexto com os alunos, estes conseguiram fazer inúmeras relações com o nosso cotidiano e levantaram vários questionamentos, sobre a temática da exploração de classes, fantasia versus realidade gerando frustração, aproveitamento das experiências no tempo presente e muitas outras abordagens suscitadas nos encontros”, afirma a Educadora de Expressão Corporal Marcia Cristina Reis de Araujo. E continua “além da participação dos professores nos bastidores do espetáculo, teremos até alguns que estão despertando a “veia artística” e se arriscaram a contracenar com os alunos. Esta é a educação que transforma alunos e professores em protagonistas de uma mesma história”.

A fábula musical “Os Saltimbancos” acontece no Teatro Municipal Manoel Lyra, em Santa Bárbara d´Oeste, dia 09 de Dezembro às 20h. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados na Secretaria do Núcleo de Educação Integrada, na Fundação Romi, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

A realização de um espetáculo anual para toda a comunidade barbarense e região, já tornou-se uma tradição na cidade. Resultado dos desafios escolares de 2016, além da contribuição dos educadores, o processo de montagem do espetáculo contou com a participação ativa de todos os alunos, os quais contribuíram com ideias e opiniões acerca da construção de cenas e coreografias.

O processo de pesquisa e desenvolvimento da peça envolveu, de forma transversal, todas as disciplinas, até mesmo a Robótica. Nela, por exemplo, os alunos criaram “A Cidade Ideal”, citada no enredo, que estará exposta no hall do Manoel Lyra no dia do espetáculo. Os ensaios cênicos aconteceram, principalmente, nas áreas de Educação Física, Expressão Corporal e Música e o resultado é este espetáculo.

Matrículas NEI 2017

O Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi segue com matrículas abertas, do 6º ao 9º para 2017. Os interessados podem acessar o hotsite da escola, pelo endereço www.educacaoquetransforma.org.br, ou ligar diretamente na Secretaria da NEI através dos números (19) 3499.1553 ou 3499.1556.

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA

O Núcleo de Educação Integrada é fruto dos mais de 20 anos de experiência da Fundação Romi na área de Educação. Uma escola de Ensino Fundamental II cujo sistema de ensino, próprio e inovador, faz do aluno agente ativo de sua própria formação. A proposta pedagógica abrange o currículo oficial do Ministério da Educação além de diversas áreas do conhecimento que, através da interdisciplinaridade e desafios, desenvolvem a autonomia e a capacidade de socialização de seus alunos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei. www.educacaoquetransforma.org.br

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Comentários

Dennis Moraes