Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Brasil / Mundo

Tarifaços de Trump podem abrir oportunidades para o Brasil

Dennis Moraes 17 de março de 2025 4 minutes read
bandeira estados unidos

Imagem de Ralph por Pixabay

As tarifas impostas pelo governo de Donald Trump à China e aos maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos – Canadá e México – afeta de maneira relevante o comércio global, mas podem abrir boas oportunidades para o Brasil, observa Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). “Nosso país deve preparar-se para enfrentar eventuais impactos dessas medidas e buscar formas de aproveitar as brechas no mercado internacional”, ressalta.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

“O aumento das tarifas norte-americanas sobre produtos da China, Canadá e México e as medidas de retaliação que eles anunciaram podem tornar o Brasil um fornecedor mais competitivo (além de confiável) para todos esses mercados, em especial se não tivermos o agravamento de barreiras tributárias e não alfandegárias”, frisa o presidente do Ciesp, explicando: “É natural que essas nações busquem diversificar suas cadeias de suprimento. Neste aspecto, podemos fornecer quase tudo o que precisam”. A China, em particular, tende a ampliar suas importações de produtos brasileiros, como soja, carne e minério de ferro.

Outro fator que pode favorecer o Brasil, segundo Cervone, é a entrada em vigor, em termos práticos, do acordo entre Mercosul e União Europeia, que prevê a redução gradual de tarifas entre os blocos. “Isso tornará nossos produtos mais competitivos no mercado do Velho Continente, compensando eventuais perdas no comércio com os Estados Unidos, caso Trump também majore a taxação referente às nossas exportações”. Ademais, o tratado pode fortalecer a indústria brasileira, estimulando investimentos e aumentando a participação do País no comércio global.

Cabe lembrar, ainda, que o agravamento das relações comerciais entre os Estados Unidos e a China também abre oportunidade para substituição de importações nesses países. Nesse contexto, o Brasil pode ganhar participação.

O presidente do Ciesp alerta, por outro lado, que a escalada protecionista de Trump pode resultar em um desvio de comércio, afetando a competitividade das exportações brasileiras. “Um exemplo é a entrada em vigor, dia 12 de março último, das tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio”, ressalta. Atualmente, os norte-americanos já aplicam pelo menos 15 medidas de defesa comercial contra o Brasil. “O aumento tarifário pode impactar significativamente nossa indústria”, alerta.

Rafael Cervone foto divulgacao
Rafael Cervone – Foto: Divulgação

Apoio às empresas

Para reduzir esses riscos, estudo apresentado durante recente reunião de diretoria do Ciesp destaca a importância da colaboração entre o empresariado e as autoridades brasileiras. O objetivo é viabilizar o uso de instrumentos de defesa comercial, como o aprimoramento do regime de Licenças Não Automáticas (LNAs), para minimizar o impacto no setor produtivo nacional de práticas desleais de comércio.

Desenvolvido pelo Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Fiesp, o estudo ressalta que a autossuficiência energética dos Estados Unidos conferiu ao Governo Trump maior liberdade para priorizar a produção interna em detrimento do comércio internacional. A desregulamentação econômica e a revisão de compromissos ambientais também contribuem para a adoção de uma política comercial mais agressiva.

Diante desse cenário, uma das sugestões do estudo do Derex é a criação de um sistema documental que auxilie o governo brasileiro na formulação de respostas rápidas a eventuais processos ilegítimos abertos pelo Departamento de Comércio norte-americano na Organização Mundial do Comércio (OMC). Além disso, destaca-se a necessidade de sensibilizar o Ministério das Relações Exteriores para reforçar a atuação em medidas de defesa comercial.

Vale lembrar que Brasil e Estados Unidos celebraram 200 anos de relações diplomáticas em 2024 e que o estoque de capital norte-americano no País dobrou na última década. “No entanto, historicamente, temos registrado déficits comerciais em produtos manufaturados no comércio bilateral, o que reforça o fato de que o Brasil não representa risco e, sim, oportunidades para os Estados Unidos. Isso mostra a importância de uma estratégia bem-estruturada para que ambas as economias cresçam de maneira sustentável, sinérgica e em longo prazo”, pondera Cervone.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: aço e alumínio autossuficiência energética cadeias de suprimento carnê Ciesp comércio global comércio internacional crescimento econômico. déficit comercial Donald Trump economia brasileira exportações brasileiras Fiesp impacto econômico indústria brasileira medidas de defesa comercial mercado internacional Mercosul e União Europeia minério de ferro oportunidades para o Brasil política comercial protecionismo Rafael Cervone relações comerciais soja substituição de importações Tarifaços de Trump tarifas comerciais

Post navigation

Previous: Celebridades e o Fascínio pelos Cassinos: Histórias que Vão Além das Telas e dos Campos
Next: Vereador Celso Ávila questiona manutenção de cadeiras e ar-condicionado no PS Dr. Afonso Ramos

Leia também:

53628072030_5dffa3859b_o.jpg
  • Brasil / Mundo

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

Redação 23 de março de 2026
ja03196.jpg
  • Brasil / Mundo

Sexto lote do seguro-defeso será disponibilizado na terça-feira

Redação 22 de março de 2026
1774208712_20230622_182658.jpg
  • Brasil / Mundo

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 13 milhões; quina saiu para 23

Redação 22 de março de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente