24Horas Saúde 

Tabagismo: mais de 100 pessoas param de fumar

Mais de 100 pessoas pararam de fumar após o acompanhamento do Programa Saúde sem Tabaco em Santa Bárbara d’Oeste, iniciativa realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. Ao longo dos três meses de duração de cada grupo, as sessões são divididas entre motivacionais, terapêuticas e de manutenção. São duas turmas atendidas no momento, com um total de 30 participantes.

As palestras ocorrem às segundas-feiras no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). “O nosso objetivo é que todos os participantes deixem de fazer uso do tabaco. Nós procuramos fazer esse monitoramento mantendo contato mesmo após o término das atividades no grupo, para ter uma melhor avaliação da eficácia das ações realizadas”, explicou a farmacêutica da rede, Maria Watanabe Michico Detoni.

O aposentado, Antonio Correa Bueno, 60 anos, deixou de fumar há três meses com o auxílio do grupo. “Fumei mais de 50 anos da minha vida, tentei inúmeras vezes parar, o acompanhamento do grupo fez com que eu parasse. Até hoje não coloquei um cigarro na boca. Tem que ter muita força de vontade para parar e apoio de pessoas, como foi no grupo. É difícil, é uma coisa que está cravada na cabeça, o cheiro sempre vai te acompanhar, eu parei e não volto mais”, frisou.

Programa

Em um primeiro momento, os grupos passam por acolhimento, quando são preenchidas as fichas individuais e aplicados testes para avaliação do grau de dependência à nicotina e motivação de cada participante, nos quais são abordados os temas: dependência do tabaco, como ele age no organismo, seus malefícios, além de definição da forma como o grupo será conduzido. Na sequência são encaminhados para consulta médica e avaliação bucal para prosseguimento das atividades.

Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) em São Paulo. O objetivo é que mais profissionais possam ser capacitados nos próximos meses, ampliando o serviço para o próximo ano.

 

Assessoria de Imprensa Prefeitura SBO

Comentários

Leia também...

Deixe uma resposta