Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Sydney comemora com fogos de artifício a chegada do Ano Novo de 2018

Fogos de artifício marcam a chegada do ano de 2018 no porto de Sydney, na Austrália. David Moir/EFE

Devido à diferença de fuso horário, o Ano-Novo já começou em Sydney, na Austrália. As comemorações para a chegada de 2018 se deram com fogos de artifício no porto da cidade mais populosa do país e do continente, a Oceania.

Os primeiros a saudar a chegada de 2018 foram os cidadãos das nações insulanas de Kiribati e Samoa, situadas no Pacífico sul, à meia-noite local (8h de Brasília). Em seguida, entraram no dia 1º de janeiro os moradores da ilha neozelandesa de Chatham, situada 680 quilômetros ao sudeste das ilhas principais desse país; os demais habitantes da Nova Zelândia; e a população de Fiji e Tonga.

No Brasil, estão previstas festas por todo o país.

Da Agência Brasil

 

Espetáculo pirotécnico de Réveillon da cidade de Santos promete novidades

 

Com a segunda maior queima de fogos do País, atrás apenas do Rio de Janeiro, o Réveillon em Santos terá espetáculo pirotécnico com 16 minutos de duração e 17 toneladas de fogos de artifício distribuídos em dez embarcações posicionadas ao longo da orla. Os preparativos para o show foram acompanhados na manhã de ontem (30) pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa e pelo secretário municipal de Turismo, Rafael Leal, que receberam a companhia da imprensa e de técnicos durante inspeção às balsas com os fogos, preparadas em estaleiro em Vicente de Carvalho.

O acionamento do show ocorre por meio de sinal GPS, pontualmente à zero horada virada, dando início aos disparos de forma simultânea em todas as embarcações. “Esse equipamento que utilizamos está sincronizado com 16 satélites na órbita da Terra. Isso permite precisão, sem nenhuma interferência. Não há presença de pessoas nas balsas durante os disparos. Todo o acionamento é automático e programado”, diz o técnico pirotécnico Leandro Orça, da empresa Vision Show, responsável pela criação do show.

Além das tradicionais bombas em forma de coração, carinha feliz e saturno, o espetáculo deste ano traz novidades como a Ghostsitel e aTimerain. “A primeira é uma bomba fantasma. Ela sobe, acende e apaga. O público pensa que ela finalizou e ela volta explodir. Já a Timerain é dourada. Ela abre três ou quatro vezes quando sobe. Depois as pontas abrem novamente”.

Para garantir a segurança, as barcaças com os fogos ficarão posicionadas entre o Canal 6, na Ponta da Praia, e o Parque Municipal Roberto Mário Santini (Emissário Submarino), no José Menino, a uma distância de 400 metros da areia e de 350 metros entre cada embarcação. Seu posicionamento – em locais já demarcados pela equipe técnica – está previsto para ter início na noite deste sábado (30).

O espetáculo pirotécnico de Réveillon é financiado pela iniciativa privada, sem custos para a Administração Municipal. Além da orla, também oferece pocket shows em Caruara, Ilha Diana, Monte Cabrão, Chapadão do Cruzeiro (Morro São Bento) e Ilhéu Alto (Zona Noroeste).

A realização é da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), com apoio da Costa da Mata Atlântica Convention & Visitors Bureau e VLI Multimodal.

 

 

 

Comentários

Dennis Moraes