20 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Suzano utiliza sistema de escaneamento tridimensional para o monitoramento e a conservação das florestas

Compartilhe essa notícia!

Dados obtidos a partir dessa tecnologia, auxiliam na elaboração de planos de conservação e restauração ambiental, contribuindo para a proteção do meio ambiente

 

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, busca constantemente a aplicação de diferentes ferramentas e soluções tecnológicas voltadas para a área florestal. Uma delas é o uso da tecnologia LIDAR, (da sigla inglesa Light Detection and Ranging), um sistema de detecção e medição por laser, que tem auxiliado no manejo florestal e na preservação do meio ambiente.

 

Na prática, o LIDAR permite ter uma visão tridimensional da floresta, a partir da captura de dados por meio de instrumentos de laser, embarcados em aviões de pequeno porte podendo ser até não tripulados, que sobrevoam grandes áreas em intervalos de tempo mais curtos. Com auxílio de unidades de GPS, instaladas no avião e no solo, além de um sensor inercial acoplado à unidade laser, os dados são coletados e enviados para análise em software especializado. Com atuação em mais de 100 municípios no Estado de São Paulo e também em cidades dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a Suzano possui uma base florestal de 370 mil hectares (dados de 2022), sendo 134 mil destinados exclusivamente para a conservação da biodiversidade. “A tecnologia, implantada pela Suzano em 2011 na época como projeto pioneiro no setor florestal brasileiro, é uma ferramenta muito importante que tem nos auxiliado no manejo florestal, pois permite conhecer melhor as características e os benefícios das florestas, além de contribuir para o monitoramento de áreas de conservação ambiental”, diz Richard Mendes Dalaqua, gerente de Geoprocessamento e Cadastro Florestal da Suzano. O uso do LIDAR ainda possibilita obter informações detalhadas sobre a estrutura, a biomassa e a biodiversidade das florestas, além de identificar áreas degradadas ou ameaçadas. Esses dados podem auxiliar na elaboração de planos de conservação, restauração e uso sustentável dos recursos florestais, contribuindo para a proteção do meio ambiente.

Plano de Manejo Florestal

A Suzano disponibiliza para consulta o Resumo Público do Plano de Manejo Florestal com as práticas adotadas pela empresa em suas operações florestais no Estado de São Paulo. O documento, publicado anualmente, inclui responsabilidades, recursos disponíveis e estratégias na adoção de manejo florestal responsável, voltadas ao desenvolvimento sustentável, contemplando aspectos sociais, ambientais e econômicos das operações. A publicação está disponível para consulta no link: https://storage.googleapis.com/stateless-site-suzano-com-br/2023/07/2c576680-resumo2022-sp_v6.pdf.

 

A divulgação do Resumo vem ao encontro do comprometimento da Suzano com a transparência e com a responsabilidade de informar a sociedade em geral – poder público, comunidades vizinhas, além dos(as) colaboradores(as) e prestadores(as) de serviço – sobre o plano de manejo focado na conservação da biodiversidade nas regiões onde atua.

 

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!