16 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Suzano promove ação para a melhoria na saúde e qualidade de vida de seus colaboradores

Compartilhe essa notícia!

Workshop sobre Ergonomia Industrial e Florestal reuniu profissionais de diversas áreas e unidades, que conheceram mais de 30 projetos já implantados nas unidades

Mais de 80 profissionais de diferentes áreas e unidades da Suzano se reuniram em Americana (SP), para discutir temas como saúde, segurança e conforto dos seus colaboradores. O Workshop sobre Ergonomia Industrial e Florestal, primeiro deste porte realizado pela empresa, foi organizado pela equipe de SSQV (Saúde, Segurança e Qualidade de Vida) e teve como objetivo promover a troca de experiências com foco na prevenção de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e aumentar a qualidade de vida dos profissionais em todas as frentes de trabalho da empresa.

Além de poder contar com a palestra do médico Hudson de Araújo Couto, especialista em Medicina do Trabalho e autor de diversos livros sobre ergonomia no ambiente empresarial, o workshop visou proporcionar aos participantes a chance de conhecer e debater ideias e experiências inovadoras de diferentes unidades. “Nosso objetivo foi promover a integração das melhores ideias e trabalhos desenvolvidos em cada site do grupo, incentivando e inspirando o cuidado com as pessoas através da adequação dos postos de trabalho delas”, completou Denise Alegrette, consultora de Saúde e Segurança da Suzano e organizadora do encontro.

O principal objetivo do Programa de Ergonomia na empresa é garantir um cuidado a mais para que as atividades dos colaboradores sejam executadas com conforto, bem-estar e, sempre, segurança. “A ergonomia envolve todas as atividades em todo o seu ambiente de trabalho, desde a escolha da cadeira correta para o escritório ou de uma máquina colheitadeira, até a organização do trabalho como avaliar o ritmo, a frequência e duração da execução da tarefa, iluminação, entre outros”, exemplificou Denise.

“A iniciativa do workshop é essencial, pois trabalha a empatia. Sentimos a dor do outro e estamos buscando tornar os processos cada vez mais dignos. Essa foi uma experiência muito gratificante. A segurança é um valor inegociável, e quando consolidada como bem-estar, traz qualidade de vida para os nossos colaboradores”, destacou Juliana Carolina Thuler dos Santos, trainee de Engenharia de Processos na Unidade Suzano.

Projetos

 

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade ainda de conhecer mais de 30 projetos em execução em diferentes unidades e avaliar o resultado de cada um deles. Como incentivo, as melhores ações foram premiadas. No setor florestal, foram premiados os projetos de Plataforma elevatória para empilhadeiras, de Portocel (ES), com o primeiro lugar, e Passarela de Abastecimento no Porto, desenvolvido pela Florestal Aracruz (ES), segundo lugar. Já na área industrial, o primeiro e segundo colocados foram: Automatização da limpeza de ar terciário da Caldeira, da unidade Aracruz (ES), e Melhorias ergonômicas no PTA, na unidade Suzano (SP), respectivamente.

Sobre a Suzano

 

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!