Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Suzano investe em tecnologia para monitorar e combater focos de incêndio no Estado de São Paulo

Por meio de câmeras de alta resolução, instaladas em torres, é possível monitorar 24 horas por dia a área florestal da empresa

 

Para preservar a fauna e a flora de suas áreas florestais no Estado de São Paulo, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, tem investido em novas tecnologias no combate aos focos de incêndios florestais, que surgem principalmente no período de poucas chuvas (entre os meses de junho e outubro). Um desses recursos é o Circuito Interno de Televisão (CFTV), com Central de Monitoramento localizado em Itapetininga (SP), que conta com doze câmeras de alta resolução, instaladas em torres, mantidas por energia solar, ao longo das áreas florestais do Estado e que transmitem imagens em tempo real, 24h por dia.

Atualmente, a Suzano possui doze torres em funcionamento e uma em implantação, com uma cobertura de aproximadamente 160.000 hectares nas regiões Sul e Oeste da Unidade Florestal em São Paulo, representando quase 60% de cobertura da área de atuação.  As torres medem entre 40 e 54 metros e têm um raio de alcance de 15 km, com cobertura 360°.

“As novas tecnologias ajudam a Suzano a atuar de maneira estratégica no combate aos incêndios florestais, por isso temos apostado na CFTV, que já registra resultados positivos. Ao conseguir conter os focos de incêndios estamos conservando também a nossa biodiversidade, pois há a presença de animais silvestres nas áreas florestais da empresa”, conta Bruno Almeida, gerente de Silvicultura.

O sistema, que utiliza câmeras instaladas em torres distribuídas em pontos estratégicos da base florestal, transmite imagens em tempo real para a central de monitoramento, onde um operador atua na detecção dos focos de incêndios e aciona as equipes de combate. O sistema conta ainda com um algoritmo de inteligência artificial que analisa continuamente as imagens e reconhece alterações indicando a presença de fumaça, além de gerar alertas automatizados em apoio ao operador do sistema.

Ainda como parte do Programa de Proteção Florestal da Suzano (Proflor), a empresa conta com 400 profissionais treinados, 28 veículos de rápida verificação e 15 veículos específicos para combate ao fogo, dedicados à proteção florestal. Além disso, a empresa utiliza um caminhão com CAF (“Compressed Air Foam”, traduzido do inglês como espuma com ar comprimido), sistema de alta performance que usa produtos especializados com base em Líquido Gerador de Espuma (LGE), cinco vezes mais potente no combate de incêndios florestais.

 

Outras formas de monitoramento

Estão em análise outras soluções complementares para combater os incêndios florestais, como o uso da detecção de focos de calor por meio de satélite, rastreamento e potencial de combate das equipes, além da aplicação de práticas de dados climáticos na detecção e manejo de incêndios.

A comunidade local também possui um papel fundamental no Programa de Proteção Florestal da Suzano, e pode informar sobre ocorrências de focos de incêndios em florestas de eucalipto ou nativas nas áreas da empresa por meio de ligação gratuita para o número 0800 771 1418, com atendimento 24 horas, ou mensagem via WhatsApp para o número 14 9 8828 3739.

As ações de prevenção nas comunidades são realizadas por meio do “Programa Floresta Viva”, que alerta a todos(as) sobre a importância da preservação da flora e fauna nas comunidades onde atua, com ações voltadas para promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

 

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br