O programa envolve o trabalho voluntário dos colaboradores(as), familiares e parceiros em projetos apoiados pela empresa
A Suzano envolveu cerca 800 voluntários, entre colaboradores, familiares e parceiros, e em 2020, beneficiou mais de 20 mil pessoas pelo país através do programa Voluntariar. A iniciativa nasceu com o objetivo de compartilhar conhecimento e talento, em que os profissionais e familiares se colocam à disposição para atuar em projetos apoiados pela empresa.
Há várias possibilidades dentro do programa, como Formare (curso de capacitação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social), O Futuro do Trabalho (capacita jovens levando conceitos sobre carreira, profissões do futuro e habilidades necessárias para o mercado de trabalho), entre outros. O Voluntariar já existe há quase duas décadas, busca renovar o olhar e as atitudes, reconhece que cada pessoa tem muito para contribuir com o próximo e que em conjunto, é possível promover mudanças positivas na comunidade. Com essa conexão, fortalece-se o trabalho voluntário e potencializa a transformação social.
“A Suzano acredita que só é bom para nós se for bom para o mundo e o trabalho voluntário é sempre uma troca, todos ganham, quem recebe e quem se propõe a ajudar. O Voluntariar facilita essa troca, inspira as pessoas para o protagonismo social, fortalece seu papel de agente de transformação na sociedade ao incentivar que os colaboradores e familiares compartilhem parte de seu tempo e talento em prol de uma causa”, destacou Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.
Nas unidades do interior de São Paulo – Suzano, Jacareí e Limeira –, mais de 3 mil pessoas foram beneficiadas e as ações envolveram quase 300 voluntários. O resultado final é positivo também para quem se coloca à disposição. “Foi uma experiência excelente e foi uma troca de informações. Entrei no programa com a ideia de que seria um mentor, e na verdade, eu fui o grande aprendiz da equipe na qual eu participei. Foi um aprendizado mútuo, às vezes, achamos que não temos tempo, mais sempre há um tempinho para nos dedicar. Agradeço muito a oportunidade de ter participado desse programa, saio engrandecido e espero nos vermos em breve nas próximas edições”, afirmou Germano Andrade Siqueira, Consultor de Novos Negócios da Unidade Jacareí, voluntário do Programa O Futuro do Trabalho.
Voluntariar
O Voluntariar tem como objetivo estreitar o relacionamento da Suzano com as comunidades próximas, estimulando colaboradores, prestadores de serviço, familiares e parceiros a realizar ações voluntárias, fortalecendo o protagonismo social e gerando uma mudança positiva na sociedade. Trabalhando de forma colaborativa pela educação, diversidade, inclusão e sustentabilidade.
Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.
Veja mais
“Mães que oram pelos filhos” celebram na Canção Nova 10 anos do Movimento
Uma vacina para salvar os leitos de UTI do SUS
Câmara de Americana lança campanha “Câmara Solidária” para arrecadação de alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal