28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Sutiã: conheça os modelos mais usados e as vantagens de cada um

Compartilhe essa notícia!

A peça é utilizada há muitos séculos e atravessou diferentes sociedades e momentos históricos.

 

O sutiã é uma peça íntima que acompanha as mulheres, especialmente no Ocidente, há séculos. Existem relatos da Grécia Antiga, há 2.500 a.C., de mulheres da Ilha de Creta que cobriam os seios com um tecido, para melhor sustentá-los.

 

Na cidade de Atenas, as mulheres usavam diferentes tipos de corpetes para valorizar o colo, enquanto as esportistas guerreiras de Esparta o utilizavam para manter o busto sob controle durante os treinos.

 

A peça atravessou diversos momentos da história e sociedades, como Roma e os territórios europeus durante a Idade Média.

 

A patente dessa vestimenta foi feita somente em 1914, nos Estados Unidos, pela socialite Mary Phelps Jacob. Ela impactou a sociedade da época ao desfilar com um modelo feito de lenços de seda pelos salões mais chiques de Nova York.

 

Se você está à procura de um bom sutiã nadador, confira um pouco mais sobre os diferentes modelos existentes e quais são as vantagens de cada um.

Bojo e enchimento

Muitas mulheres confundem bojo e enchimento. O primeiro faz parte da maioria das peças e se refere à parte modeladora do sutiã — fica por cima dos seios, ajudando a dar a forma a eles. Já o enchimento é opcional e geralmente está no bojo para garantir mais volume ou sustentação dos seios.

 

Sutiãs com bojo e enchimento mais caprichados são uma boa pedida para quem deseja dar destaque para a região dos seios. Esse modelo é bem popular e é fácil de ser encontrado nas lojas nos mais diversos tamanhos e estilos.

 

 

 

 

 

A única desvantagem desse tipo de sutiã é que ele pode abafar a região dos seios. Por isso, o mais indicado é não passar o dia inteiro com ele e priorizar usá-lo durante ocasiões mais específicas, como saídas e ocasiões de trabalho.

 

Existem ainda sutiãs com bojo removível, geralmente mais lisos e mais comum em biquínis e tops, sendo peças mais versáteis e práticas.

Nadador

Esse tipo de sutiã é mais larguinho e bastante confortável, sendo mais usado por quem deseja juntar mais os seios e dar uma alta sustentação nas costas. O modelo é indicado para todos os tamanhos de seios. Há diferentes versões, com alguns tipos de alças: as mais finas, de tecido, de tiras à mostra nas costas ou ainda no formato Y.

 

O modelo ajuda a diminuir o peso dos seios nos ombros, podendo ser ainda melhor para quem tem seios volumosos. O nome da peça se justifica porque ele confere maior liberdade de movimento, sendo bastante usado por quem pratica esportes regularmente.

Triângulo

Estilo que cobre totalmente os seios e possui um formato bem triangular na parte frontal, o que justifica o seu nome. Geralmente, eles são confeccionados com tecidos mais leves, como cetim e renda, e possuem alças mais finas, o que confere um ar romântico ao visual. É uma boa pedida para quem gosta de deixar a underwear à mostra, com regatas, por exemplo.

 

Contudo, ele não oferece muita sustentação, o que o torna mais recomendado para quem tem seios pequenos e médios. Se você deseja aumentar o volume dessa área e chamar mais atenção para ela, esse modelo não é o mais adequado.

Como comprar?

Existem alguns sinais de que um sutiã não está bem ajustado ao seu corpo. Um deles é que as alças permanecem caindo. Outro é quando ele aperta muito, o que faz surgir aquela “gordurinha lateral”. Se você precisa ficar puxando o sutiã para baixo e ajustando nas costas, pode ser sinal de que está na hora de trocar a peça.

 

 

 

 

 

Comprar sutiã não é das tarefas mais fáceis e é bom ter algumas dicas em mente na hora de comprá-lo. Para quem tem seios mais volumosos, é importante buscar peças que ofereçam bastante sustentação. Alças mais grossas ajudam com isso, mas o aro, o bojo e centro também cumprem o papel.

 

Já quem tem seios menores e quer dar mais volume para a área, o sutiã estilo push-up é bastante usado, pois possui uma bolha interna de espuma que deixa os seios mais empinados — o que pode formar um lindo decote. Antes de comprar, uma boa dica é medir o tamanho não só dos seios, mas também das costas e na região situada logo abaixo deles.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!