SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Super Final: BRB Stock Car define primeiro campeão da era SUV em Interlagos

Quem será o novo dono do Troféu dos Campeões? (Duda Bairros/BRB Stock Car)

Compartilhe essa notícia!

Felipe Fraga e Gaetano Di Mauro vão lutar pelo título em fim de semana que vai marcar o desfecho do campeonato em meio a outros grandes atrativos no “templo”

A 12ª e última etapa da temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series será realizada no Autódromo Internacional José Carlos Pace, no fim de semana de 12 a 14 de dezembro, e representará um marco histórico com a definição do 47º campeão da principal categoria do automobilismo brasileiro e o primeiro sob a nova era de carros da geração SUV. Em meio a uma intensa programação, que contemplará a corrida sprint no sábado e a prova principal da rodada derradeira do campeonato, no domingo, além da realização das etapas finais do ano na BRB Fórmula 4 Brasil, TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB, Turismo Nacional e o campeonato virtual E-Stock, os companheiros de equipe Eurofarma RC, Felipe Fraga e Gaetano Di Mauro, serão os protagonistas de uma jornada única para decidir quem levantará o Troféu dos Campeões, tradição instituída pela Stock Car desde 2022.

Os números atestam o protagonismo de Fraga e Gaetano ao longo do campeonato. Na mesma Interlagos que pode consagrá-lo como bicampeão neste fim de semana, o piloto, atualmente com 30 anos, nascido em Jacundá (PA) e criado em Palmas (TO), tornou-se o mais jovem vencedor (logo na sua estreia, aos 18 anos, em 2014) e o mais jovem campeão da história da BRB Stock Car (aos 21, em 2016). Na atual temporada, Felipe conquistou duas vitórias — uma delas na abertura do calendário, em maio, também em Interlagos —, subiu oito vezes ao pódio, marcou duas poles e levantou o Troféu Vivo Man of the Race de maior pontuador em quatro oportunidades.

Assim como Fraga, Gaetano Di Mauro faz sua primeira temporada correndo pela Eurofarma RC, equipe liderada por Rosinei Campos, o ‘Meinha’, e que faturou por antecipação seu 13º título na categoria, em Brasília (DF), há menos de duas semanas. Consagrado no kartismo, o paulista de 28 anos está na BRB Stock Car desde 2018, mostrou seu talento desde então, mas também teve muita resiliência para lidar com a falta de patrocínio, o que chegou até mesmo a colocar em xeque sua sequência no automobilismo. Pela Eurofarma RC, Gaetano mostrou desde o início ser um postulante ao título: em 2025, é o maior vencedor da temporada, com quatro triunfos, além de ter marcado oito pódios, uma pole e ter sido o melhor pontuador em uma etapa do calendário.

O placar entre os finalistas nesta disputa derradeira do campeonato aponta Fraga com 856 pontos contra 742 de Gaetano. Ao todo, um fim de semana de etapa da BRB Stock Car distribui 137 tentos (80 pelo triunfo na corrida principal, 55 pela vitória na sprint e mais dois pontos extras pela pole position). Desta forma, Di Mauro poderá alcançar um máximo de 879 pontos caso gabarite a Super Final. Portanto, entre as combinações possíveis, bastará a Fraga somar 24 pontos — o equivalente a um 12º lugar na sprint ou a dois 20º lugares, nas provas de sábado e domingo —, independentemente dos resultados do companheiro de equipe, confirmar a conquista do bicampeonato. 

No caso de Gaetano, somente uma jornada perfeita em Interlagos, combinado a um grande e inesperado revés do companheiro de equipe, o colocaria na rota para seu primeiro título na Stock Car.

De acordo com o regulamento desportivo, não há aplicação do lastro de sucesso e tampouco pontuação dobrada na etapa final do campeonato.

O que ainda está em jogo — A definição do título do campeonato é o principal embate do fim de semana da Stock Car em Interlagos, mas há outras batalhas em curso neste desfecho de temporada. Em campanha ascendente e vindo de uma jornada histórica em Brasília, Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports) acelera em São Paulo em terceiro lugar no campeonato, com 666 pontos.

Nelsinho tem a possibilidade até mesmo de fechar a temporada como vice-campeão. Além do filho do tricampeão mundial de Fórmula 1, outros destaques da temporada têm a possibilidade de finalizar 2025 na segunda colocação: Arthur Leist (Crown Racing), Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports), o tri e atual campeão, Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) e Enzo Elias (Scuderia Bandeiras).

Já no campeonato por equipes, seis times lutam com a Crown Racing — atual segunda colocada — pelo honroso vice-campeonato. O time liderado por William Lube e que conta com Arthur Leist e Julio Campos vai para a Super Final com 1170 pontos, mas ainda pode ser alcançada por Valda Cavaleiro Sports (1056 tentos), A.Mattheis Vogel (1006), Ipiranga Racing (993), Scuderia Bandeiras (949), a atual campeã TMG Racing (923) e a CAR Racing KTF (com 920).

A temporada atual já teve 13 vencedores diferentes e 22 pilotos (mais de dois terços do grid) no pódio em um total de 21 corridas disputadas. Outro número que impressiona é o equilíbrio em sessões classificatórias. Em 11 etapas, dez pilotos distintos conquistaram a pole position. Somente um deles, Felipe Fraga, largou da posição de honra em duas ocasiões.

Festa do automobilismo — Além da BRB Stock Car, o fim de semana em Interlagos terá as disputas derradeiras dos campeonatos do TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB, BRB Fórmula 4 Brasil, Turismo Nacional e também da E-Stock. Ao todo, o “templo do automobilismo brasileiro” será palco de 12 corridas para definir os campeões de 2025. 

A Stock Light finalizou sua temporada há quase duas semanas, em Brasília (DF), e coroou como campeão Felipe Barrichello Bartz. E o TCR South America Banco BRB teve a definição por antecipação de Leonel Pernía como campeão geral do campeonato continental, em Cuiabá (MT). Tanto ‘Pipe’ Barrichello Bartz como o argentino asseguraram também a conquista da cobiçada premiação: insumos, incentivos e uma bolsa mensal para disputar a BRB Stock Car Pro Series em 2026.

Outro grande atrativo em Interlagos fica por conta da Fanzone Stock Car Mr.Moo, unindo a principal categoria do automobilismo brasileiro ao maior festival de churrasco premium do País. Com início às 12h e término às 19h de domingo, 14 de dezembro, o evento terá um total de sete horas com gastronomia de qualidade, segurança, comodidade, o melhor open bar do Brasil, música eletrônica. No palco, Zezé Di Camargo e Michel Teló vão cantar os grandes hits que marcaram a carreira de dois ícones da música sertaneja. As entradas para a Fanzone Stock Car Mr.Moo estão disponíveis para venda na plataforma ingresse.com.

Já os ingressos para a Super Final da Stock Car também estão à venda por meio da plataforma online Tiqueteira, com investimento a partir de R$ 50. Nesta modalidade, as entradas não contemplam o acesso à Fanzone Stock Car Mr.Moo e tampouco a estacionamento. Maiores informações no link a seguir.

Programação e transmissão — As atividades da BRB Stock Car em Interlagos terão início na tarde de quinta-feira, quando será realizada uma sessão de shakedown a partir de 16h25.

A sexta-feira será reservada aos treinos livres, com sessões de 30 minutos para cada grupo de pilotos com início às 10h30 e 14h10. O sábado começa com a sessão classificatória que definirá o último dono do Troféu Pole Position Snapdragon do ano, às 9h20. Pouco depois, os fãs terão a chance de vivenciar um momento de grande interação com seu ídolo durante a visitação aos boxes, às 11h30. Ainda no sábado, a corrida sprint que poderá coroar o grande campeão da temporada terá largada às 13h25 para 30 minutos mais uma volta de duração.

A manhã de domingo reserva uma nova edição da visitação aos boxes a partir de 10h. E às 12h10, a BRB Stock Car larga para seu último ato de 2025 com a corrida principal e a conclusão da temporada, a primeira da nova era dos carros SUVs.

A BRB Stock Car Pro Series tem transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura, além do canal Esporte na Band, também no YouTube.

Super Final, programação em Interlagos
Quarta-feira, 10 de dezembro

08h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1
10h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
12h40 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
17h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 – 5ª etapa (30 minutos + 1 volta)

Quinta-feira, 11 de dezembro
09h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 – 5ª etapa (20 minutos + 1 volta)
15h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 – 5ª etapa (30 minutos + 1 volta)
16h25 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
17h00 – Turismo Nacional – Treino Livre 1

Sexta-feira, 12 de dezembro
08h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1
08h50 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Shakedown
09h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 1
09h50 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
10h30 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
11h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
12h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 2
13h30 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
14h10 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
15h30 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Classificação
16h25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
16h55 – Turismo Nacional – Classificação

Sábado, 13 de dezembro
08h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 – 6ª etapa (30 minutos + 1 volta)
09h20 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
10h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
11h30 – Visitação aos Boxes
13h25 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
14h45 – Turismo Nacional – etapa Endurance (3 horas mais uma volta)

Domingo, 14 de dezembro
08h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 – 6ª etapa (20 minutos + 1 volta)
09h40 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up (grupo único)
10h00 – Visitação aos Boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
14h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
15h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 – 6ª etapa (30 minutos + 1 volta)

Classificação do campeonato de pilotos
1º Felipe Fraga (finalista), 856 pontos
2º Gaetano Di Mauro (finalista), 742
3º Nelson Piquet Jr., 666
4º Arthur Leist, 649
5º Guilherme Salas, 640
6º Gabriel Casagrande, 626
7º Enzo Elias, 608
8º Thiago Camilo, 604
9º Julio Campos, 552
10º Rafael Suzuki, 539
11º Felipe Baptista, 490
12º Ricardo Maurício, 472
13º Lucas Foresti, 461
14º Daniel Serra, 457
15º Allam Khodair, 456
16º Gianluca Petecof, 453
17º Cesar Ramos, 452
18º Rubens Barrichello, 448
19º Felipe Massa, 447
20º João Paulo de Oliveira, 443
21º Átila Abreu, 432
22º Cacá Bueno, 413
23º Arthur Gama, 397
24º Denis Navarro, 360
25º Ricardo Zonta, 353
26º Bruno Baptista, 325
27º Zezinho Muggiati, 301
28º Rafael Reis, 237
29º Lucas Kohl, 234
30º Helio Castroneves, 216
31º Vicente Orige, 183
32º Antonella Bassani, 25

Classificação do campeonato de equipes
1º Eurofarma RC (campeã), 1451
2º Crown Racing, 1170
3º Valda Cavaleiro Sports, 1056
4º A.Mattheis Vogel, 1006
5º Ipiranga Racing, 993
6º Scuderia Bandeiras, 949
7º TMG Racing, 923
8º CAR Racing KTF, 920
9º Blau Motorsport, 899
10º Scuderia Bandeiras Sports, 825
11º Full Time Gazoo Racing, 793
12º Full Time Cavaleiro, 762
13º RCM Motorsport, 640
14º Scuderia Chiarelli, 633
15º CAR Racing Sterling, 514
16º A.Mattheis Motorsport, 215
17º RTR Sport Team, 1

Histórico da BRB Stock Car Pro Series em Interlagos
Autódromo Internacional José Carlos Pace
Extensão atual da pista: 4.309 metros
Curvas: 15
Sentido: anti-horário

Corridas disputadas:
 157
Primeira corrida: 13 de maio de 1979
Primeiro pole: Affonso Giaffone Jr. (Chevrolet Opala)
Primeiro vencedor: Affonso Giaffone Jr. (Chevrolet Opala)
Última corrida: 4 de maio de 2025
Último pole: Felipe Fraga (Mitsubishi Eclipse Cross)
Último vencedor: Felipe Fraga (Mitsubishi Eclipse Cross)

Maior vencedor da História da Stock Car em Interlagos
Em todos os tempos: Ingo Hoffmann, 26 vitórias (*)
Em atividade: Ricardo Maurício, 8 vitórias
*Três vitórias conquistadas correndo em dupla: 1991, 1992 e 1993Os maiores vencedoresIngo Hoffmann (*), 26 vitórias
Chico Serra, 15
Paulo Gomes, 13
Fábio Sotto Mayor, 10
Ricardo Maurício, 8
Adalberto Jardim, Cacá Bueno e Thiago Camilo, 7
Ricardo Zonta, 5
Alencar Jr., Marcos Gracia, Marcos Gomes e Felipe Fraga, 4
Affonso Giaffone Jr., Ângelo Giombelli (*), Djalma Fogaça, Xandy Negrão e Gabriel Casagrande, 3
*Três vitórias conquistadas correndo em duplaRecordistas de pódios em Interlagos
Na história: Ingo Hoffmann, 55; Chico Serra, 29; Paulo Gomes, 28
Em atividade: Cacá Bueno, 18; Ricardo Maurício, 16; Thiago Camilo, 15

Recordes de volta mais rápida*Recorde absoluto em classificação1min36s152, média de 161.332 km/h, Felipe Fraga (Chevrolet Cruze), em 2019

Recorde absoluto em corrida
1min36s058, média de 161.489 km/h, Ricardo Maurício (Chevrolet Cruze), em 2019

Recorde com geração de carros SUVs em classificação
1min36s922, média de 160.050 km/h, Felipe Fraga (Mitsubishi Eclipse Cross), em 2025

Recorde com geração de carros SUVs em corrida
1min37s920, média de 158.419 km/h, Gaetano Di Mauro (Mitsubishi Eclipse Cross) em 2025

Rei da Pista: melhor retrospecto dos pilotos em atividade em Interlagos
Ricardo Maurício
Idade: 46 anos (07/01/1979)
Vitórias em Interlagos: 8 (2007, 2010, 2017, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023)
Largadas na Stock Car: 362
Vitórias: 39
Poles: 20
Pódios: 94
Voltas mais rápidas: 35
Campeão em: 2008, 2013 e 2020
Equipe atual: Valda Cavaleiro Sports
Carro: Chevrolet Tracker
Número: #90Todos os campeões da BRB Stock Car
1979 – Paulo Gomes
1980 – Ingo Hoffmann
1981 – Affonso Giaffone Júnior
1982 – Alencar Junior
1983 – Paulo Gomes
1984 – Paulo Gomes
1985 – Ingo Hoffmann
1986 – Marcos Gracia
1987 – Zeca Giaffone
1988 – Fábio Sotto Mayor
1989 – Ingo Hoffmann
1990 – Ingo Hoffmann
1991 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1992 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1993 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1994 – Ingo Hoffmann
1995 – Paulo Gomes
1996 – Ingo Hoffmann
1997 – Ingo Hoffmann
1998 – Ingo Hoffmann
1999 – Chico Serra
2000 – Chico Serra
2001 – Chico Serra
2002 – Ingo Hoffmann
2003 – David Muffato
2004 – Giuliano Losacco
2005 – Giuliano Losacco
2006 – Cacá Bueno
2007 – Cacá Bueno
2008 – Ricardo Maurício
2009 – Cacá Bueno
2010 – Max Wilson
2011 – Cacá Bueno
2012 – Cacá Bueno
2013 – Ricardo Maurício
2014 – Rubens Barrichello
2015 – Marcos Gomes
2016 – Felipe Fraga
2017 – Daniel Serra
2018 – Daniel Serra
2019 – Daniel Serra
2020 – Ricardo Maurício
2021 – Gabriel Casagrande
2022 – Rubens Barrichello
2023 – Gabriel Casagrande
2024 – Gabriel Casagrande

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!